ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXVI do tempo comum
Domingo da Palavra de Deus. Memória de São Jerónimo, Doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 30 de Setembro

XXVI do tempo comum
Domingo da Palavra de Deus. Memória de São Jerónimo, Doutor da Igreja, morto em Belém em 420. Traduziu a Bíblia para a língua latina. Oração para que a voz das Escrituras seja ouvida em todas as línguas.


Primeira Leitura

Números 11,25-29

O Senhor desceu na nuvem e falou-lhe; tomando do espírito que estava sobre ele, deu-o aos setenta anciãos. Quando o espírito repousou sobre eles, profetizaram; mas depois não o conseguiam. Dois desses homens tinham ficado no acampamento. O nome de um era Eldad e o nome do outro era Medad. O espírito desceu também sobre eles, porque estavam entre os inscritos, embora não tivessem ido para a tenda, e começaram a profetizar no acampamento. Um rapaz, porém, correu a anunciar isso a Moisés: «Eldad e Medad estão a profetizar no acampamento.» Então Josué, filho de Nun, servo de Moisés desde a juventude, ripostou: «Moisés, meu senhor, não lho consintas.» Respondeu-lhe Moisés: «Tens ciúmes por mim? Quem dera que todo o povo do Senhor profetizasse, que o Senhor enviasse o seu espírito sobre ele!»

Salmo responsorial

Salmo 18 (19)

 Ao director do coro. Salmo de David.

Os céus proclamam a glória de Deus;
o firmamento anuncia a obra das suas mãos.

 Um dia passa ao outro esta mensagem
e uma noite dá conhecimento à outra noite.

 Não são palavras nem discursos
cujo sentido se não perceba.

O seu eco ressoou por toda a terra,
e a sua palavra, até aos confins do mundo.
Deus fez, lá no alto, uma tenda para o Sol,

 donde ele sai, como um esposo do seu leito,
a percorrer alegremente o seu caminho, como um herói.

 Sai de uma extremidade do céu
e, no seu percurso, alcança a outra extremidade.
Nada escapa ao seu calor.

A lei do Senhor é perfeita, reconforta o espírito;
as ordens do Senhor são firmes,
dão sabedoria ao homem simples.

 Os mandamentos do Senhor são rectos,
alegram o coração;
os preceitos do Senhor são claros,
iluminam os olhos.

O temor do Senhor é puro, permanece para sempre.
As sentenças do Senhor são verdadeiras,
todas elas são justas.

 São mais desejáveis que o ouro, o ouro mais fino;
são mais doces que o mel, o puro mel dos favos.

 Também o teu servo foi instruído por elas
e há grande proveito em cumpri-las.

 Mas, quem poderá discernir os próprios erros?
Perdoa-me os que me são desconhecidos.

 Preserva-me também da soberba,
para que ela não me domine.
Então, serei perfeito
e imune de falta grave.

 Aceita, com bondade, as palavras da minha boca
e estejam na tua presença os murmúrios do meu coração,
ó Senhor, meu refúgio e meu libertador.

Segunda Leitura

São Tiago 5,1-6

E agora vós, ó ricos, chorai em altos gritos por causa das desgraças que virão sobre vós. As vossas riquezas estão podres e as vossas vestes comidas pela traça. O vosso ouro e a vossa prata enferrujaram-se e a sua ferrugem servirá de testemunho contra vós e devorará a vossa carne como o fogo. Entesourastes, afinal, para os vossos últimos dias! Olhai que o salário que não pagastes aos trabalhadores que ceifaram os vossos campos está a clamar; e os clamores dos ceifeiros chegaram aos ouvidos do Senhor do universo! Tendes vivido na terra, entregues ao luxo e aos prazeres, cevando assim os vossos apetites... para o dia da matança! Condenastes e destes a morte ao inocente, e Deus não vai opor-se?

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 9,38-43.45.47-48

Disse-lhe João: «Mestre, vimos alguém expulsar demónios em teu nome, alguém que não nos segue, e quisemos impedi-lo porque não nos segue.» Jesus disse-lhes: «Não o impeçais, porque não há ninguém que faça um milagre em meu nome e vá logo dizer mal de mim. Quem não é contra nós é por nós. Sim, seja quem for que vos der a beber um copo de água por serdes de Cristo, em verdade vos digo que não perderá a sua recompensa.» «E se alguém escandalizar um destes pequeninos que crêem em mim, melhor seria para ele atarem-lhe ao pescoço uma dessas mós que são giradas pelos jumentos, e lançarem-no ao mar. Se a tua mão é para ti ocasião de queda, corta-a; mais vale entrares mutilado na vida, do que, com as duas mãos, ires para a Geena, para o fogo que não se apaga, Se o teu pé é para ti ocasião de queda, corta-o; mais vale entrares coxo na vida, do que, com os dois pés, seres lançado à Geena, E se um dos teus olhos é para ti ocasião de queda, arranca-o; mais vale entrares com um só no Reino de Deus, do que, com os dois olhos, seres lançado à Geena, onde o verme não morre e o fogo não se apaga.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Celebramos hoje a festa da Palavra de Deus e, deveras, a Bíblia necessita de um domingo dedicada a Ela, para que possamos saborear o valor e a beleza para a nossa vida. Ela está no centro da nossa Liturgia do Domingo e quando o Evangelho é proclamado, diz o Concílio Vaticano II, "é o próprio Cristo que fala". É verdade, Jesus continua a falar-nos com a Palavra do Evangelho e nunca Se cansa de nor reunir, como fazia com os Seus discípulos. No trecho deste domingo, João aproxima-se e com um tom seguro diz: "Mestre, vimos um homem que expulsa demónios em teu nome. Mas nós proibimos-lho porque ele não nos segue". Pobre João, não entendeu nada! E Jesus, mais uma vez, reúne todos e, com paciência, explica-lhes e corrige-os ensinando-lhes o modo evangélico de compreender e de julgar a vida. O livro dos Números narra um episódio análogo que aconteceu no início do caminho do povo de Israel. Josué é informado que dois homens desconhecidos, que nem sequer pertenciam ao grupo dos setenta responsáveis de Israel, começaram a profetizar. A sua reacção é imediata. Vai ter a correr com Moisés para lhe pedir que impeça aos dois de falar. Moisés responde ao jovem e zeloso chefe: "Estás com ciúme por mim? Oxalá todo o povo do Senhor fosse profeta!" (Nm 11, 29).
É verdade, se fossem todos profetas! E a Palavra de Deus é-nos dada precisamente para isso, para podermos proclamá-l'A a todos, para que não deixe de gerar em todo o lado profetas segundo o Evangelho! No entanto, muitas vezes, não raciocinamos deste modo, mas como Josué e João estamos preocupados em assegurar ao nosso grupo o nosso pequeno poder, a nossa tranquilidade. Não é este o pensamento de Jesus. Com firmeza, responde a João e aos outros: "Não lho proibais, pois ninguém faz um milagre em meu nome e depois vai dizer mal de Mim: quem não está contra nós está a nosso favor". O bem, onde quer que esteja e por quem quer que seja feito, vem sempre de Deus. Quem ajuda os necessitados, quem sustém os pobres, quem conforta os desesperados, quem acolhe, quem promove a amizade, quem faz de tudo em prol da paz, quem está pronto para o perdão, essa pessoa vem sempre de Deus. Deus rompe qualquer esquema e está presente onde quer que haja amor, bondade, paz e misericórdia. A Igreja guarda esta verdade evangélica e apesar de não ser a única detentora, deve praticá-la e proclamá-la com força, em prol da clareza da dádiva que Deus Lhe deu. Precisamos de uma visão larga que nos faça intuir a acção do Espírito de Deus no mundo. Não nos devemos entristecer se vemos que também outras pessoas expulsam os demónios e praticam o bem. Jesus alegrou-Se ao ver que muitos se curavam e voltavam a recuperar a saúde. Grande foi a alegria de Deus na Criação, quando a Sua Palavra criou todas as coisas e o autor bíblico não pode não anotar: "Deus viu que era bom".
O bem nasce sempre de Deus que é "fonte de todo o bem" como canta a Liturgia. Pelo contrário, o problema é o mal, é tudo o que é "escândalo", isto é, que impede o bem. E aqui, Jesus tem palavras duríssimas que realçam, com uma linguagem hiperbólica, qual é o caminho do discípulo: "Se a tua mão é ocasião de escândalo para ti, corta-a: é melhor entrares na vida sem uma das mãos, do que ter as duas mãos e ir para o inferno". "Escândalo" é fazer tropeçar e cair, não ajudar. Pensamos que a felicidade esteja em sermos nós mesmos, em caminharmos incólumes neste mundo, em nunca perdermos nada. Pelo contrário, diz Jesus, a felicidade está em nos oferecermos pelo Evangelho, em darmos a própria vida. Com efeito, normalmente temos os olhos postos só em nós mesmos; as mãos activas só para as nossas coisas; os pés movem-se só para os nossos interesses. E o Evangelho, a Palavra de Deus que nos é dada hoje, serve precisamente para isso, "cortar" tudo o que afasta do bem. Renunciemos pelo menos a um olho sobre nós e seremos, certamente, bem mais felizes. Usemos pelo menos uma mão para ajudar quem sofre e sentiremos a mesma alegria de Jesus. Dirijamos os nossos pés para o caminho do Evangelho e seremos testemunhas do amor de Deus. Assim compreenderemos o que Jesus disse: "Quem quiser salvar a vida, vai perdê-la; mas, quem perde a vida por minha causa, salvá-la-á".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO