ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

XXXII do tempo comum Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 11 de Novembro

XXXII do tempo comum


Primeira Leitura

I Reis 17,10-16

Ele levantou-se e foi para Sarepta; ao chegar à entrada da cidade, eis que havia lá uma mulher viúva que andava a apanhar lenha; chamou-a e disse-lhe: «Vai-me arranjar, te peço, um pouco de água numa vasilha, para eu beber.» Ela foi buscar a água e Elias chamou-a e disse-lhe: «Traz-me também um pedaço de pão nas tuas mãos.» Então ela respondeu: «Pela vida do Senhor, teu Deus, não tenho pão cozido; tenho apenas um punhado de farinha na panela e um pouco de azeite na ânfora; mal tenha reunido um pouco de lenha entrarei em casa para preparar esse resto para mim e para meu filho; vamos comê-lo e depois morreremos.» Elias disse-lhe: «Não tenhas medo; vai a casa e faz como disseste. Disso que tens faz-me um pãozinho e traz-mo; depois é que prepararás o resto para ti e para o teu filho. Porque assim fala o Senhor, Deus de Israel:
‘A panela da farinha não se esgotará,
nem faltará o azeite na almotolia
até ao dia em que o Senhor mandar chuva sobre a face da terra.’»

Ela foi e fez como lhe dissera Elias: comeu ele, ela e a sua família, durante alguns dias. Nem a farinha se acabou na panela, nem o azeite faltou na almotolia, conforme dissera o Senhor pela boca de Elias.

Salmo responsorial

Salmo 145 (146)

Aleluia!
Louva, ó minha alma, o Senhor!

Hei-de louvar o Senhor, enquanto viver;
enquanto existir, hei-de cantar hinos ao meu Deus.

Não ponhais a vossa confiança nos poderosos,
nem nos homens, pois eles não podem salvar.

Mal deixam de respirar, regressam ao pó da terra;
nesse mesmo dia acabam os seus projectos.

Feliz de quem tem por auxílio o Deus de Jacob,
de quem põe a sua esperança no Senhor, seu Deus.

Ele criou os céus, a terra e o mar
e tudo o que neles existe.

Ele é eternamente fiel à sua palavra;
salva os oprimidos, dá pão aos que têm fome;
o Senhor liberta os prisioneiros.

O Senhor dá vista aos cegos,
o Senhor levanta os abatidos;
o Senhor ama o homem justo.

O Senhor protege os que vivem em terra estranha
e ampara o órfão e a viúva,
mas entrava o caminho aos pecadores.

O Senhor reinará eternamente!
O teu Deus, ó Sião, reinará por todas as gerações!
Aleluia!

Segunda Leitura

Hebreus 9,24-28

Na realidade, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor. E nem entrou para se oferecer a si mesmo muitas vezes, tal como o Sumo Sacerdote, que entra cada ano no santuário com sangue alheio; nesse caso, deveria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo.
Agora, porém, na plenitude dos tempos, apareceu uma só vez para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

E, assim como está determinado que os homens morram uma só vez e depois tenha lugar o julgamento, assim também Cristo, que se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não já por causa do pecado, mas para dar a salvação àqueles que o esperam.


Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 12,38-44

Continuando o seu ensinamento, Jesus dizia: «Tomai cuidado com os doutores da Lei, que gostam de exibir longas vestes, de ser cumprimentados nas praças, de ocupar os primeiros lugares nas sinagogas e nos banquetes; eles devoram as casas das viúvas a pretexto de longas orações. Esses receberão uma sentença mais severa.» Estando sentado em frente do tesouro, observava como a multidão deitava moedas. Muitos ricos deitavam muitas. Mas veio uma viúva pobre e deitou duas moedinhas, uns tostões. Chamando os discípulos, disse: «Em verdade vos digo que esta viúva pobre deitou no tesouro mais do que todos os outros; porque todos deitaram do que lhes sobrava, mas ela, da sua penúria, deitou tudo quanto possuía, todo o seu sustento.»


 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

"Uma grande multidão ouvia-O com agrado", anota o Evangelho. Porquê? Escutar o Evangelho e escutá-l'O de bom grado, é decisivo para a salvação. Já o antigo livro do Eclesiástico exortava o homem sábio a "escutar de boa vontade toda a palavra divina" (6, 35).
Estamos no fim da viagem de Jesus em direcção a Jerusalém e o contraste com os doutores da Lei e os fariseus atingiu o seu ápice. O evangelista Marcos realça a diversidade entre a atitude da multidão e a da hierarquia religiosa. Jesus ouve os pedidos da multidão que O segue e não quer desatender à sua necessidade e muito menos abandoná-la ao seu destino. A recusa ou a desatenção àqueles pedidos, teria significado restituir aquela multidão nas mãos dos doutores da Lei e dos fariseus, maus pastores, que a teriam deixado no desespero. A indiferença nunca é neutral. Doutores da Lei e fariseus são aqueles que ditam o que é a felicidade ou a infelicidade; são aqueles que governam a consciência e os desejos, que nos encaminham com uma autoridade que muitas vezes não compreendemos mas à qual nos sujeitamos. Têm à disposição poderosos recursos, como poderosos e fortes eram os doutores da Lei no tempo de Jesus. Jesus, tanto na altura como hoje, quer tirar-lhes o papel de guia devido à pobreza da pregação evangélica deles, para que não imponham mais pesos inúteis sobre os ombros dos desesperados. Jesus, e só Ele, é que é o verdadeiro Bom Pastor.
Jesus não pára na Sua requisitória e acrescenta: "exploram as viúvas e roubam as suas casas, e, para disfarçar, fazem longas orações". As casas das viúvas são aquelas que não têm ninguém que as defenda. Ainda hoje são muitas as casas de viúvas e de órfãos indefesos, às vezes, trata-se de inteiros países. É verdade, existem tantas viúvas como as de Sarepta, de quem ouvimos no primeiro livro dos Reis. Em muitas casas e em muitas terras não há de que comer para o amanhã. Não há futuro. Quem cuidará destas viúvas? Quem tomará conta delas? Jesus olha por elas. Olha-as do mesmo modo como fixou os Seus olhos na viúva que dava a sua oferta para o Templo. Jesus vê-a enquanto deita no Tesouro apenas dois trocos. Ninguém, obviamente, faz caso disso. Não é de família nobre para atrair a atenção; não pertence ao mundo das pessoas ricas ou famosas para ser notada. Mas aquela mulher é vista com afecto e admiração por Jesus. Só Ele é que Se apercebe. Aos discípulos, distraídos ou atentos só naquilo que impressiona, Jesus ensina a olhar com amor e atenção também para as coisas mais pequenas.
Não é por acaso que um episódio tão insignificante e tão pouco ostentoso seja colocado pelo evangelista como conclusão da vida pública de Jesus e do Seu ensinamento no Templo de Jerusalém. Ao contrário do jovem rico que se "afastou cheio de tristeza" porque tinha muitos bens e queria conservá-los para si (Mc 10, 22), esta pobre viúva, dando tudo, ensina-nos como amar Deus e o Evangelho. Ela afastou-se feliz. Na verdade, não era viúva. Aos olhos dos homens era viúva. Sobre ela, tinham-se pousado os olhos de amor de Jesus. Sentiremos a mesma felicidade se, como ela, soubermos dar completamente o nosso pobre coração ao Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO