ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 22 de Novembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 19,41-44

Quando se aproximou, ao ver a cidade, Jesus chorou sobre ela e disse: «Se neste dia também tu tivesses conhecido o que te pode trazer a paz! Mas agora isto está oculto aos teus olhos. Virão dias para ti, em que os teus inimigos te hão-de cercar de trincheiras, te sitiarão e te apertarão de todos os lados; hão-de esmagar-te contra o solo, assim como aos teus filhos que estiverem dentro de ti, e não deixarão em ti pedra sobre pedra, por não teres reconhecido o tempo em que foste visitada.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus tem à Sua frente Jerusalém. Ao ver a cidade por Ele tanto desejada, põe-Se a chorar; o termo grego eklausen exprime a força do choro de Jesus. Diante dos Seus olhos aparece a Cidade Santa, a meta desejada por todo o israelita, o símbolo da unidade do povo. No entanto, Jerusalém está a trair a vocação inscrita no seu próprio nome: "Cidade da paz". A injustiça e a violência percorrem as suas ruas, os pobres estão abandonados e os humildes oprimidos e, sobretudo, está para rechaçar o "príncipe da paz" que a vem visitar. Os habitantes de Jerusalém não O querem nem morto dentro das suas muralhas: "Ele veio para a sua casa, mas os seus não O receberam", escreve o prólogo do Evangelho de João. Jesus chora sobre a Sua cidade - como chora sobre as incontáveis cidades de hoje - porque recusa a paz e a justiça, porque a dureza do coração dos habitantes das nossas cidades torna amarga a vida de todos, porque a violência e o conflito prevalecem sobre a solidariedade e a concórdia. E é um choro que continua ainda hoje, enquanto vemos crescer em todo o lado, nas cidades, o nível de violência e de injustiça que penaliza sobretudo os mais pobres. No início deste novo século, pela primeira vez na história, a população urbana no mundo ultrapassou a dos campos mas, infelizmente, cresceu também a desumanidade entre os homens precisamente dentro das cidades que, até nas suas estruturas, parecem querer dividir os ricos dos pobres, os saudáveis dos frágeis. Esta página evangélica deve ajudar os crentes a sentirem-se mais responsáveis pela convivência nas cidades, a prestarem mais atenção, a interessarem-se mais pela vida dos mais fracos e a empenharem-se para que sejam lugares mais humanos, lindos e acolhedores, para todos. Nós crentes, devemos estar ao lado de Jesus enquanto chora ainda sobre as cidades de hoje porque sabe muito bem qual é o fim que farão se não acolherem o Evangelho do amor: delas não ficará pedra sobre pedra. O amor de Jesus pelas cidades dos homens é grande e, apesar de saber que será morto decide, mesmo assim, entrar na cidade, como se forçasse as muralhas, para oferecer a própria vida para a salvação dos homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO