ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

Festa de Cristo Rei do Universo Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 25 de Novembro

Festa de Cristo Rei do Universo


Primeira Leitura

Daniel 7,13-14

Contemplando sempre a visão nocturna, vi aproximar-se, sobre as nuvens do céu, um ser semelhante a um filho de homem. Avançou até ao Ancião, diante do qual o conduziram. Foram-lhe dadas as soberanias, a glória e a realeza. Todos os povos, todas as nações e as gentes de todas as línguas o serviram. O seu império é um império eterno que não passará jamais, e o seu reino nunca será destruído.»

Salmo responsorial

Salmo 92 (93)

O Senhor é rei, vestido de majestade;
revestido e cingido de poder está o Senhor.
Firmou o universo, que não vacilará.

O teu trono, Senhor, está firme desde sempre;
e Tu existes desde a eternidade.

Os mares fazem ouvir, ó Senhor,
os mares fazem ouvir o seu bramido,
os mares fazem ouvir o seu fragor.

Mas, mais forte que o bramido das ondas caudalosas,
mais poderoso que o rebentar das vagas,
é o Senhor lá nas alturas.

São dignos de fé os teus testemunhos,
a tua casa está adornada de santidade
por todo o sempre, ó Senhor!

Segunda Leitura

Apocalipse 1,5-8

e da parte de Jesus Cristo, a Testemunha fiel, o Primeiro vencedor da morte e o Soberano dos reis da terra.
Àquele que nos ama e nos purificou dos nossos pecados com o seu sangue,

e fez de nós um reino, sacerdotes para Deus e seu Pai;
a Ele seja dada a glória e o poder
pelos séculos dos séculos. Ámen!

Olhai: Ele vem no meio das nuvens! Todos os olhos o verão, até mesmo os que o trespassaram. Todas as nações da terra se lamentarão por causa dele. Sim. Ámen! Eu sou o Alfa e o Ómega - diz o Senhor Deus - aquele que é, que era e que há-de vir, o Todo-Poderoso.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 18,33b-37

Respondeu-lhe Jesus: «Tu perguntas isso por ti mesmo, ou porque outros to disseram de mim?» Pilatos replicou: «Serei eu, porventura, judeu? A tua gente e os sumos sacerdotes é que te entregaram a mim! Que fizeste?» Jesus respondeu: «A minha realeza não é deste mundo; se a minha realeza fosse deste mundo, os meus guardas teriam lutado para que Eu não fosse entregue às autoridades judaicas; portanto, o meu reino não é de cá.» Disse-lhe Pilatos: «Logo, Tu és rei!» Respondeu-lhe Jesus: «É como dizes: Eu sou rei! Para isto nasci, para isto vim ao mundo: para dar testemunho da Verdade. Todo aquele que vive da Verdade escuta a minha voz.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

Hoje é a festa do Senhor, Rei do Universo. O Seu Reino não é, de verdade, deste mundo! Com efeito, o Evangelho fala-nos de um homem muito fraco, despojado de tudo, pobre, cuja vida depende totalmente dos outros. Como é possível pensar que um homem naquelas condições possa ser rei de alguma coisa? Não tem nenhum aspecto de poder. No nosso mundo, onde o que conta é o que parece, como podemos confiar num homem assim, que mostra exactamente o contrário da força? Até os passantes podem troçar d'Ele, tanto é que Lhe lançam à cara o Seu fracasso gritando-Lhe quando foi condenado à morte: "Salva-Te a Ti mesmo!". Nós procuramos os fortes, muitas vezes cortejamo-los, sabemos tudo sobre eles com muita facilidade (e muitas vezes não sabemos nada do nosso vizinho!) porque pensamos que nos dão protecção, sucesso, segurança, reconhecimento, bem-estar. Mas alguém como Jesus, certamente, não nos pode satisfazer! Pelo contrário, fugimos d'Ele, porque nos recorda a nossa frágil condição humana. Como é que Ele pode ser rei? No entanto, diz a Pilatos: "Tu estás a dizer que Eu sou rei! Eu nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade!". Jesus é rei porque serve e ama. Rei, porque só o amor comanda realmente e é o verdadeiro poder sobre a Criação, o único que A pode entender e não estragar. Rei porque Filho. Rei não sobre os outros ou contra os outros, mas juntamente e para os outros. É rei porque nada pode resistir ao amor. Por isso Ele é o alfa e o ómega, a primeira e a última letra, como está escrito no livro do Apocalipse.
A Sua força, a única que conta e que permanece da vida, é a do amor. Por isso, é o mais forte de todos os poderosos da Terra; por isso, é Rei do Universo. Pede-nos também a nós para confiarmos na força do amor, para não a esvaziarmos dos sentimentos, da inteligência, do coração; pede-nos para não renunciarmos por medo, para não pensarmos que é demasiado pouco. Jesus, fraco, manso e humilde de coração, é Rei para que todos nós, que somos fracos e necessitados, que somos pouca coisa, possamos derrotar com Ele o mal, o inimigo da vida e do amor. Também nós podemos ser Seus. O Seu Reino passa por este mundo, pelos nossos corações. Quem não pertence a Ele acaba por ser escravo da lógica dos reis ou da sedução do poder e da espada. É lindo e doce pertencer-Lhe, porque no Seu Reino de amor tudo é nosso, sem limites. "Ama e faz o que quiseres". Porque o poder do amor, como diz o profeta Daniel, dura eternamente, nunca passa. Os muitos reis deste mundo perecem, passam, como a força deles; revelam-se ignóbeis, caducos, vulgares, cheios de obsessões. O Seu Reino nunca acaba. Senhor, Rei do Universo, vem depressa para enxugar as lágrimas dos homens, para livrar do mal, do ódio, da violência, da guerra. Que chegue depressa o Vosso Reino de paz e de justiça. Ensinai-nos a pertencer-Vos, a não termos medo, a sermos fortes e livres no amor, fracos como somos, frágeis como Vós, Senhor, que sois um rei frágil e derrotastes o mal. A Vós glória e poder para sempre. Ámen.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO