ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Memória de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. Memória de Filomena, idosa de Trastevere em Roma, que faleceu num lar em 1976. Juntamente com ela, recordamos todos os idosos, em particular, os que estão sozinhos e que vivem nos lares. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 12 de Dezembro

Memória de Nossa Senhora de Guadalupe, no México. Memória de Filomena, idosa de Trastevere em Roma, que faleceu num lar em 1976. Juntamente com ela, recordamos todos os idosos, em particular, os que estão sozinhos e que vivem nos lares.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Isaías 40,25-31

«A quem, pois, me comparareis, que seja igual a mim?»
- pergunta o Deus Santo.

Levantai os olhos ao céu e vede!
Quem criou todos estes astros?
Aquele que os conta e os faz marchar como um exército.
A todos Ele chama pelos seus nomes.
É tão grande o seu poder e tão robusta a sua força,
que nem um só falta à chamada.

Porque andas falando, Jacob, e murmurando, Israel:
«O Senhor não compreende o meu destino,
o meu Deus ignora a minha causa!»

Porventura não sabes?
Será que não ouviste?
O Senhor é um Deus eterno,
que criou os confins da terra.
Não se cansa nem perde as forças.
É insondável a sua sabedoria.

Ele dá forças ao cansado
e enche de vigor o fraco.

Até os adolescentes se cansam e se fatigam
e os jovens tropeçam e vacilam.

Mas aqueles que confiam no Senhor renovam as suas forças.
Têm asas como a águia,
correm sem se cansar,
marcham sem desfalecer.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Muitas vezes na vida, perdemos a verdade de nós mesmos: o orgulho faz perder o uso da razão e não deixa ver a condição de fraqueza na qual todos vivemos. E, no entanto, continuamos a deixar-nos levar pelo orgulho. O profeta, referindo-se às nações, anuncia: "As nações são como gotas num balde, e não valem mais que poeira num prato da balança". Se é assim para as nações, o que será para nós? A palavra profética exorta-nos a meditar na grandeza e na força do Senhor, a desviarmos os olhos de nós mesmos para olharmos para as obras do amor de Deus que se manifestam na vida de cada um de nós e em todo o mundo. Este olhar liberta-nos da corrida em direcção dos ídolos que pensamos que nos podem dar segurança e conforto. E não nos devemos esquecer que o primeiro "ídolo" que todos nós somos tentados a venerar é o nosso próprio "eu". Há quem fale de "egolatria": do culto do eu em cujo altar tudo se sacrifica. O profeta, com uma série premente de perguntas, desperta o sentido de Deus e da Sua grandeza. Só o Senhor é grande e só Ele governa o mundo: "Ele senta-Se sobre o círculo da Terra... Ele reduz a nada os poderosos e aniquila os governantes da Terra... logo que o seu tronco tenha criado raízes na terra, Deus sopra sobre eles e eles secam, e a primeira ventania leva-os como a palha". Quem se entrega ao Senhor, recebe ajuda e conforto, sustento e força. Todos, jovens e menos jovens, somos exortados a termos confiança só em Deus: "os que esperam no Senhor renovam as suas forças, criam asas, como águias, correm e não se fatigam, podem andar que não se cansam". Ele, o Criador, é o nosso sustento e a nossa ajuda. Não desesperemos na azáfama da vida, confiemos no Senhor e readquiriremos a força para caminharmos rapidamente na Sua presença.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO