ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Recordação de Gigi, uma criança de Nápoles, que morreu de modo violento em 1983. Com ele, recordamos todas as crianças que sofrem ou que morreram devido à violência dos homens. Oração pelas crianças. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 15 de Dezembro

Recordação de Gigi, uma criança de Nápoles, que morreu de modo violento em 1983. Com ele, recordamos todas as crianças que sofrem ou que morreram devido à violência dos homens. Oração pelas crianças.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Ben Sira 48,1-4.9-11

Levantou-se, depois, o profeta Elias, impetuoso como o fogo;
as suas palavras eram ardentes como um facho.

Fez vir sobre eles a fome
e, no seu zelo, reduziu-os a poucos.

Com a palavra do Senhor fechou o céu
e assim fez cair fogo por três vezes.

Quão glorioso te tornaste, Elias, pelos teus prodígios!
Quem pode gloriar-se de ser como tu?

tu foste arrebatado num redemoinho de fogo,
num carro puxado por cavalos de fogo;

tu foste escolhido, nos decretos dos tempos,
para abrandar a ira antes de enfurecer,
reconciliar os corações dos pais com os filhos
e restabelecer as tribos de Jacob.

Felizes os que te viram e os que morreram no amor;
pois, nós também viveremos certamente.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A Liturgia de hoje apresenta-nos, tanto na primeira leitura, retirada do livro do Eclesiástico, quanto no trecho evangélico (17, 10-13), a figura do profeta Elias. No trecho evangélico é o próprio Jesus que, descendo do monte depois da Transfiguração, fala do grande profeta. A tradição do tempo afirmava que, precisamente, Elias regressaria antes do Messias. Jesus confirma que já veio, referindo-Se a João Baptista. Pelo contrário, o Eclesiástico escreve: "Então surgiu o profeta Elias como um fogo, e a sua palavra queimava como um facho". O povo de Deus tinha endurecido o próprio coração e tinha-se obstinado em comportamentos contrários à Sua vontade. O Senhor continua a falar-nos em todos os tempos da História e da vida para nos envolver no Seu sonho de paz no mundo. "Agora, revelo-te coisas novas, segredos que não conheces. Foram criadas neste momento e não outrora; antes do dia de hoje nunca ouviste falar delas; de contrário, poderias dizer: Eu já sabia disso tudo". (Is 48, 6-7). Devemos questionar-nos a razão pela qual não deixamos que a Palavra do Senhor nos toque no coração. E descobriremos que se já conhecemos aquela Palavra, se já não nos surpreende, se já não induz transformações no coração, é porque estamos demasiado seguros de nós mesmos, é porque o nosso coração endureceu também nos hábitos religiosos. Perdemos, assim, a oportunidade de nos maravilharmos da extraordinária novidade de vida que a Palavra transmite. Elias é a Palavra de Deus que o Senhor faz ecoar novamente nos nossos ouvidos neste tempo que necessita de grandes mudanças. A pregação que recebemos neste tempo, continua a fazer "por três vezes, descer o fogo" no coração dos homens. Não haverá, por ventura, um fogo que rebente para "reconduzir o coração dos pais aos filhos"? Este fogo é aquele que a pregação acende. E felizes nós, se nos deixamos envolver por este fogo da profecia: qualquer laceração será sanada e a fraternidade recomposta.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO