ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 21 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Cântico dos Cânticos 2,8-14

A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a um gamo ou a um filhote de gazela.
Ei-lo que espera,
por detrás do nosso muro, olhando pelas janelas, espreitando pelas frinchas.

Fala o meu amado e diz-me: Ele Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola
já se ouve na nossa terra;

a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume.
Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada!

Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos, deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz.
Pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

A Liturgia faz-nos meditar este trecho do Cântico dos Cânticos, enquanto o Natal está às portas: A cena que é referida apresenta-nos a amada que imagina o seu amado a chegar à casa onde ela mora e que a espia através das persianas para a ver. E ele que lhe pede para sair para saborearem juntos a beleza da Primavera: "Levanta-te, minha amada, formosa minha, vem". É a exortação para acolher o Senhor que nos vem visitar. Muitas vezes no Cântico os amantes saem ao ar livre, ou imaginam estar ao ar livre: é como se saíssem para o jardim do Éden. São imagens que descrevem bem o próprio desejo que Deus tem de se encontrar com os homens e salvá-los. É este o significado do Natal que nos preparamos para celebrar. É o Senhor que, mais uma vez, toma a iniciativa e vai ter com Israel. Ele está às portas, está para nascer. Como um jovem apaixonado, implora que saiamos de nós mesmos para O acolhermos. O Targum parafraseia assim, este trecho do Cântico: "Quando... os da casa de Israel moravam no Egipto, as suas lamentações chegaram até ao Céu... E [o Senhor] encurtou logo o dia estabelecido pelos méritos dos Patriarcas, que são semelhantes a montanhas... Ele olhou através das janelas e espiou através das persianas e viu o sangue do sacrifício da Páscoa... e teve piedade de nós... E quando amanheceu, disse-me: Levanta-te, assembleia de Jerusalém, minha amada... afasta-te da escravidão dos egípcios". Orígenes por seu lado, refere a cena a Jesus ressuscitado que diz à Igreja: "Levanta-te... minha pomba, porque vê, o Inverno já passou... Ressuscitando da morte domei a tempestade e trouxe a paz". Deus é perturbante no Seu amor: está para chegar entre os homens e pede-nos para O acolhermos, para Lhe mostrarmos os nossos rostos, para abandonarmos as fendas das rochas do egocentrismo e os esconderijos das escravidões para irmos ao Seu encontro. No entanto, não é um pedido de galanteio ou, simplesmente, de respeito e gratidão. É o pedido de um Deus apaixonado por nós, que mendiga o nosso amor. É o mistério no Natal.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO