ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Festa do Cristo negro de Equipulas, na Guatemala, venerado em toda a América Central. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 15 de Janeiro

Festa do Cristo negro de Equipulas, na Guatemala, venerado em toda a América Central.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 2,5-12

Deus não submeteu aos anjos o mundo futuro de que falamos. Mas alguém, em certo lugar, atesta, dizendo: Que é o homem, para que te recordes dele, ou o filho do homem para que cuides dele? Fizeste-o por um pouco inferior aos anjos, coroaste-o de honra e de glória, submeteste tudo aos seus pés.
Ora, ao submeter-lhe tudo, nada deixou que não lhe estivesse sujeito. Contudo, ainda não vemos que tudo lhe esteja sujeito.

Vemos, porém, Jesus, que foi feito por um pouco inferior aos anjos, coroado de glória e de honra, por causa da morte que sofreu, a fim de que, pela graça de Deus, experimentasse a morte em favor de todos. Convinha, com efeito, que aquele por quem e para quem existem todas as coisas, querendo levar muitos filhos à glória, levasse à perfeição, por meio dos sofrimentos, o autor da sua salvação. De facto, tanto o que santifica, como os que são santificados, provêm todos de um só; razão pela qual não se envergonha de lhes chamar irmãos, dizendo: Anunciarei o teu nome aos meus irmãos, no meio da assembleia te louvarei;

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

"O que é o homem, para dele Te lembrares ou o ser humano, para que dele cuides?" A citação do Salmo 8 é feita pelo autor da Carta para recordar aos crentes o extraordinário amor de Deus que, para salvar os homens da escravidão do mal e da morte, não fica a olhar do alto do Céu, mas envia o Seu próprio Filho para que cuide deles e os salve. Para o Senhor, os homens não são uma futilidade, são o objecto do Seu amor. É este amor ilimitado para "conduzir para a glória" (v. 10) os homens, que levou o Senhor a enviar o Filho à Terra. O Filho - por sua vez - desceu até à parte mais profunda da humanidade, até ao precipício onde os homens se deixaram cair, para os recolher e salvar. Jesus tornou-se assim, no "Iniciador da salvação" (v. 10) dos homens, verdadeiro "irmão" que não suporta nenhum tipo de distância. Apesar de ser Filho do Altíssimo não Se envergonhou de nós, dos nossos pecados, da nossa pobreza. É uma afirmação que nos deve fazer reflectir sobre a qualidade do amor que Deus tem por nós: um amor que vai bem mais além do nosso pecado, da nossa distância para com Ele. É um amor que a razão humana não consegue imaginar. É o papel que Jesus, o Filho, assumiu. E assegura o Pai que está nos céus: "Vou contar a tua fama aos meus irmãos; vou louvar-te no meio da assembleia" (v. 12). No dia de Páscoa, às mulheres que encontrou de madrugada, diz: "Ide anunciar aos meus irmãos que se dirijam para a Galileia; lá Me verão" (Mt 28, 10).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO