ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das Igrejas ortodoxas. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 19 de Janeiro

Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das Igrejas ortodoxas.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Hebreus 4,12-16

Na verdade, a palavra de Deus é viva, eficaz e mais afiada que uma espada de dois gumes; penetra até à divisão da alma e do corpo, das articulações e das medulas, e discerne os sentimentos e intenções do coração. Não há nenhuma criatura oculta diante dele, mas todas as coisas estão a nu e a descoberto aos olhos daquele a quem devemos prestar contas. Uma vez que temos um grande Sumo Sacerdote que atravessou os céus, Jesus, o Filho de Deus, conservemos firme a fé que professamos. De facto, não temos um Sumo Sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, pois Ele foi provado em tudo como nós, excepto no pecado. Aproximemo-nos, então, com grande confiança, do trono da graça, a fim de alcançar misericórdia e encontrar graça para uma ajuda oportuna.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho da Carta de hoje, inicia tecendo o elogio à Palavra de Deus. Ela é o fundamento sobre o qual apoia a fé de todo o crente. Não é uma Palavra relegada ao passado, que narra eventos ocorridos e cristalizados naquele momento histórico. A Palavra de Deus - realça o autor - "é viva, eficaz e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes; Ela penetra até ao ponto onde a alma e o espírito se encontram, e até onde as juntas e medulas se tocam; Ela sonda os sentimentos e pensamentos mais íntimos". A Palavra de Deus trabalha sempre. É Ela que toma a iniciativa. E sabe descer até às profundezas da intimidade, sabe perscrutar o nosso coração, sabe corrigir os nossos comportamentos, sabe iluminar o nosso caminho. Ela compreende-nos muito mais do que nós a nós próprios. Por isso, somos exortados a entregar-nos à Palavra de Deus se quisermos conhecer profundamente o nosso íntimo e se quisermos compreender os sentimentos de Deus para os fazer nossos. O Apóstolo Paulo, concluindo o seu discurso aos idosos de Éfeso, ciente da força da Palavra, diz-lhes: "Agora, pois, eu entrego-vos ao Senhor e à Palavra da sua graça, que tem o poder de edificar e de vos dar a herança entre todos os santificados" (Act 20, 32). Com efeito, nas Escrituras, é o próprio Deus quem fala aos Seus filhos, e fá-lo de maneira que todos O possam compreender. Por isso, o autor esclarece: "Não existe criatura que possa esconder-se de Deus, tudo fica nu e descoberto a seus olhos, e a Ele devemos prestar contas". Grande, portanto, deve ser a nossa confiança em Deus. Com efeito, temos "um sumo sacerdote eminente que atravessou os céus". Já no anteriormente, o título tinha sido aplicado a Jesus (2, 17). Agora, é especificado mais uma vez. Ele compreende-nos muito bem porque Ele mesmo "foi provado como nós, em todas as coisas, menos no pecado". Tendo conhecido na Sua própria carne a nossa fragilidade, não nos despreza. Podemos dizer que conhece-a de dentro. E veio para nos libertar da sua caducidade: pois, sabe muito bem como nos libertar. Portanto, "aproximemo-nos do trono da graça com plena confiança", pois, não só seremos escutados como também socorridos e salvos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO