ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

II do tempo comum
Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das antigas Igrejas do Oriente (sírio-ortodoxa, copta, arménia, etiópica, assíria do Malabar) e da Igreja assíria.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 20 de Janeiro

II do tempo comum
Oração pela unidade dos cristãos. Memória particular das antigas Igrejas do Oriente (sírio-ortodoxa, copta, arménia, etiópica, assíria do Malabar) e da Igreja assíria.


Primeira Leitura

Isaías 62,1-5

Por amor de Sião, não me calarei,
por amor de Jerusalém, não des-cansarei,
até que apareça a aurora da sua justiça,
e a sua salvação brilhe como uma chama.

As nações verão a tua justiça,
e todos os reis, a tua glória.
Dar-te-ão um nome novo,
designado pela boca do Senhor.

Serás como uma coroa brilhante nas mãos do Senhor,
e um diadema real nas mãos do teu Deus.

Não serás mais chamada a «Desamparada»,
nem a tua terra será chamada a «Deserta»;
antes, serás chamada: «Minha Dilecta»,
e a tua terra a «Desposada»,
porque o Senhor elegeu-te como preferida,
e a tua terra receberá um esposo.

Assim como um jovem se casa com uma jovem,
também te desposa aquele que te reconstrói.
Assim como a esposa é a alegria do seu marido,
assim tu serás a alegria do teu Deus.

Salmo responsorial

Salmo 95 (96)

Cantai ao Senhor um cântico novo,
cantai ao Senhor, terra inteira!

Cantai ao Senhor, bendizei o seu nome,
proclamai, dia após dia, a sua salvação.

Anunciai aos pagãos a sua glória
e a todos os povos, as suas maravilhas.

Porque o Senhor é grande e digno de louvor,
mais temível que todos os deuses.

Os deuses dos pagãos não valem nada;
foi o Senhor quem criou os céus.

Na sua presença há majestade e esplendor,
no seu santuário há poder e beleza.

Dai ao Senhor, famílias das nações,
dai ao Senhor glória e poder.

Dai ao Senhor a glória do seu nome,
entrai nos seus átrios e fazei-lhe ofertas.

Adorai o Senhor com vestes sagradas.
Trema diante dele a terra inteira!

Proclamai entre os povos: «O Senhor é rei!»
Por isso, a terra está firme, não vacila;
Deus governa os povos com equidade.

Alegrem-se os céus, exulte a terra!
Ressoe o mar e tudo o que nele existe!

Alegrem-se os campos e todos os seus frutos,
exultem de alegria todas as árvores dos bosques

na presença do Senhor, que se aproxima
e vem para governar a terra!
Ele governará o mundo com justiça
e os povos, com a sua fidelidade.

Segunda Leitura

I Coríntios 12,4-11

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; há diversidade de serviços, mas o Senhor é o mesmo; há diversos modos de agir, mas é o mesmo Deus que realiza tudo em todos. A cada um é dada a manifestação do Espírito, para proveito comum. A um é dada, pela acção do Espírito, uma palavra de sabedoria; a outro, uma palavra de ciência, segundo o mesmo Espírito; a outro, a fé, no mesmo Espírito; a outro, o dom das curas, no único Espírito; a outro, o poder de fazer milagres; a outro, a profecia; a outro, o discernimento dos espíritos; a outro, a variedade de línguas; a outro, por fim, a interpretação das línguas. Tudo isto, porém, o realiza o único e o mesmo Espírito, distribuindo a cada um, conforme lhe apraz.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 2,1-12

Ao terceiro dia, celebrava-se uma boda em Caná da Galileia e a mãe de Jesus estava lá. Jesus e os seus discípulos também foram convidados para a boda. Como viesse a faltar o vinho, a mãe de Jesus disse-lhe: «Não têm vinho!» Jesus respondeu-lhe: «Mulher, que tem isso a ver contigo e comigo? Ainda não chegou a minha hora.» Sua mãe disse aos serventes: «Fazei o que Ele vos disser!» Ora, havia ali seis vasilhas de pedra preparadas para os ritos de purificação dos judeus, com capacidade de duas ou três medidas cada uma. Disse-lhes Jesus: «Enchei as vasilhas de água.» Eles encheram-nas até cima. Então ordenou-lhes: «Tirai agora e levai ao chefe de mesa.» E eles assim fizeram. O chefe de mesa provou a água transformada em vinho, sem saber de onde era - se bem que o soubessem os serventes que tinham tirado a água; chamou o noivo e disse-lhe: «Toda a gente serve primeiro o vinho melhor e, depois de terem bebido bem, é que serve o pior. Tu, porém, guardaste o melhor vinho até agora!» Assim, em Caná da Galileia, Jesus realizou o primeiro dos seus sinais miraculosos, com o qual manifestou a sua glória, e os discípulos creram nele. Depois disto, desceu a Cafarnaúm com sua mãe, os irmãos e os seus discípulos, e ficaram ali apenas alguns dias.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

O trecho evangélico das bodas de Caná é, provavelmente, um dos mais conhecidos. Todos nós nos recordamos da Mãe de Jesus que, única, se apercebe que o vinho está a acabar. Não está preocupada por Ela mesma ou pelo que poderão dizer os outros. Os Seus olhos e o Seu coração vigiam para que todos estejam felizes e para que aquela festa não seja perturbada. A preocupação por aqueles jovens leva-A a pedir ao Filho para intervir: "Eles já não têm vinho". Maria sentia também Sua aquela festa, também Sua a alegria dos jovens noivos. Em Caná, Maria indica o caminho aos servidores: "Fazei o que Ele mandar". É o caminho simples da escuta do Evangelho que também nos é indicado a nós, servidores da última hora. É um caminho que todos somos exortados a percorrer. O cristão é aquele que obedece ao Evangelho, como o fizeram aqueles servidores. E a Igreja, imitando Maria, não deixa de nos repetir: "Fazei o que Ele mandar". Da obediência ao Evangelho, iniciam os sinais do Senhor, os Seus milagres entre os homens.
A ordem que os servidores recebem de Jesus é singular: "Enchei de água essas talhas". É uma disposição simples, tão simples que se pode ser induzido a não obedecer: o que tem a ver a água nas talhas com a falta de vinho? Eles não entendem plenamente o sentido daquelas palavras, mas obedecem. Sucede muitas vezes, também a nós, não compreender bem o sentido das palavras evangélicas. O que conta é obedecer ao Senhor. É Ele quem realiza o milagre. Depois de terem enchido as seis talhas, os servidores são exortados a tirar das talhas e a levar para a mesa o que tinham colocado dentro delas. Também esta disposição parece muito estranha. Mas, mais uma vez, obedecem. E a festa está salva. Ou melhor, podemos dizer que não só está salva, como acaba em crescendo, tal como reconhece o próprio chefe de mesa: "Todos servem primeiro o vinho bom e, quando os convidados estão bêbedos, servem o pior. Tu, porém, guardaste o vinho bom, até agora". Jesus começou assim os Seus milagres em Caná da Galileia, anota o evangelista. E se o dia de Caná, que ocorreu no "terceiro dia", leva a compará-lo ao domingo, dia da Eucaristia, podemos comparar as seis talhas de pedra com os seis dias da semana. A Igreja sugere-nos para os encher com a Palavra do Evangelho. E os dias, iluminados pela Palavra de Deus, serão mais doces e mais frutuosos. Caná pode ser, deveras, a festa do domingo com a dádiva da Palavra e da Eucaristia: o vinho bom que podemos conservar durante toda a semana.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO