ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

III de Quaresma
Memória do beato Oscar Arnulfo Romero, mártir, morto em 1980 no altar durante a celebração da Eucaristia. Memória do massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em 1944, onde foram massacradas pelos nazistas, 335 pessoas.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 24 de Março

III de Quaresma
Memória do beato Oscar Arnulfo Romero, mártir, morto em 1980 no altar durante a celebração da Eucaristia. Memória do massacre das Fossas Ardeatinas, em Roma, em 1944, onde foram massacradas pelos nazistas, 335 pessoas.


Primeira Leitura

Êxodo 3,1-8.13-15

Moisés estava a apascentar o rebanho de Jetro, seu sogro, sacerdote de Madian. Conduziu o rebanho para além do deserto, e chegou à montanha de Deus, ao Horeb. O anjo do Senhor apareceu-lhe numa chama de fogo, no meio da sarça. Ele olhou e viu, e eis que a sarça ardia no fogo mas não era devorada. Moisés disse: «Vou adentrar-me para ver esta grande visão: por que razão não se consome a sarça?» O Senhor viu que ele se adentrava para ver; e Deus chamou-o do meio da sarça: «Moisés! Moisés!» Ele disse: «Eis-me aqui!» Ele disse: «Não te aproximes daqui; tira as tuas sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é uma terra santa.» E continuou: «Eu sou o Deus de teu pai, o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacob.» Moisés escondeu o seu rosto, porque tinha medo de olhar para Deus. O Senhor disse: «Eu bem vi a opressão do meu povo que está no Egipto, e ouvi o seu clamor diante dos seus inspectores; conheço, na verdade, os seus sofrimentos. Desci a fim de o libertar da mão dos egípcios e de o fazer subir desta terra para uma terra boa e espaçosa, para uma terra que mana leite e mel, terra do cananeu, do hitita, do amorreu, do perizeu, do heveu e do jebuseu. Moisés disse a Deus: «Eis que eu vou ter com os filhos de Israel e lhes digo: ‘O Deus dos vossos pais enviou-me a vós’. Eles dir-me-ão: ‘Qual é o nome dele?’ Que lhes direi eu?» Deus disse a Moisés:
«Eu sou aquele que sou.» Ele disse: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘Eu sou’ enviou-me a vós!»

Deus disse ainda a Moisés: «Assim dirás aos filhos de Israel: ‘O Senhor, Deus dos vossos pais, Deus de Abraão, Deus de Isaac e Deus de Jacob, enviou-me a vós: este é o meu nome para sempre, o meu memorial de geração em geração’.

Salmo responsorial

Salmo 102 (103)

De David.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor,
e todo o meu ser louve o seu nome santo.

Bendiz, ó minha alma, o Senhor,
e não esqueças nenhum dos seus benefícios.

É Ele quem perdoa as tuas culpas
e cura todas as tuas enfermidades.

É Ele quem resgata a tua vida do túmulo
e te enche de graça e de ternura.

É Ele quem cumula de bens a tua existência
e te rejuvenesce como a águia.

O Senhor defende, com justiça,
o direito de todos os oprimidos.

Revelou os seus caminhos a Moisés
e as suas maravilhas aos filhos de Israel.

O Senhor é misericordioso e compassivo,
é paciente e cheio de amor.

Não está sempre a repreender-nos,
nem a sua ira dura para sempre.

Não nos tratou segundo os nossos pecados,
nem nos castigou segundo as nossas culpas.

Como é grande a distância dos céus à terra,
assim são grandes os seus favores para os que o temem.

Como o Oriente está afastado do Ocidente,
assim Ele afasta de nós os nossos pecados.

Como um pai se compadece dos filhos,
assim o Senhor se compadece dos que o temem.

Na verdade, Ele sabe de que somos formados;
não se esquece de que somos pó da terra.

Os dias dos seres humanos são como a erva:
brota como a flor do campo,

mas, quando sopra o vento sobre ela,
deixa de existir e não se conhece mais o seu lugar.

Mas o amor do Senhor é eterno para os que o temem
e a sua justiça chega até aos filhos dos seus filhos,

para os que guardam a sua aliança
e se lembram de cumprir os seus preceitos.

O Senhor estabeleceu nos céus o seu trono
e o seu reino estende-se a tudo o que existe.

Bendizei o Senhor, todos os seus anjos,
poderosos mensageiros, que cumpris as suas ordens,
sempre dóceis à sua palavra.

Bendizei o Senhor, todo o seu exército de astros,
que sois seus servos e executores da sua vontade.

Bendizei o Senhor, todas as suas obras,
em todos os lugares do seu domínio.
Bendiz, ó minha alma, o Senhor!

Segunda Leitura

I Coríntios 10,1-6.10-12

Não quero que ignoreis, irmãos, que os nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem, todos passaram através do mar e todos foram baptizados em Moisés, na nuvem e no mar. Todos comeram do mesmo alimento espiritual e todos beberam da mesma bebida espiritual; pois bebiam de um rochedo espiritual que os seguia, e esse rochedo era Cristo. Apesar disso, a maior parte deles não agradou a Deus, pois foram exterminados no deserto. Ora isto aconteceu para nos servir de exemplo, a fim de não cobiçarmos coisas más, como eles cobiçaram. Não murmureis, como murmuraram alguns deles, e pereceram às mãos do Exterminador. Estas coisas aconteceram-lhes para nosso exemplo e foram escritas para nos servir de aviso, a nós que chegámos ao fim dos tempos. Assim, pois, quem pensa estar de pé, tome cuidado para não cair.

Leitura do Evangelho

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

São Lucas 13,1-9

Nessa ocasião, apareceram alguns a falar-lhe dos galileus, cujo sangue Pilatos tinha misturado com o dos sacrifícios que eles ofereciam. Respondeu-lhes:
«Julgais que esses galileus eram mais pecadores que todos os outros galileus, por terem assim sofrido?

Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos igualmente.

E aqueles dezoito sobre os quais caiu a torre de Siloé, matando-os, eram mais culpados que todos os outros habitantes de Jerusalém?

Não, Eu vo-lo digo; mas, se não vos converterdes, perecereis todos da mesma forma.» Disse-lhes, também, a seguinte parábola: «Um homem tinha uma figueira plantada na sua vinha e foi lá procurar frutos, mas não os encontrou. Disse ao encarregado da vinha: ‘Há três anos que venho procurar fruto nesta figueira e não o encontro. Corta-a; para que está ela a ocupar a terra?’ Mas ele respondeu: ‘Senhor, deixa-a mais este ano, para que eu possa escavar a terra em volta e deitar-lhe estrume. Se der frutos na próxima estação, ficará; senão, poderás cortá-la.’»

 

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Louvor a Vós, Ó Senhor, Rei de eterna glória

Homilia

A Liturgia deste domingo começa com a narração da experiência de Moisés no monte Horeb. Aqui, "o anjo do Senhor apareceu-lhe num chama de fogo, do meio de uma sarça": era um fogo que queimava mas que não consumia. Assim é a Palavra de Deus: Ela queima a nossa vida mas não a destrói; inquieta-nos mas não nos aniquila.
E o Senhor disse-lhe: "Eu vi muito bem a miséria do Meu povo que está no Egipto e ouvi o seu clamor contra os seus opressores, e conheço os seus sofrimentos. Por isso, desci para o libertar". Moisés estava diante de uma sarça de amor, de um fogo que queria libertar o povo de Israel da escravidão do Egipto. E o Senhor que ardia de amor pelo Seu povo pede a Moisés para O ajudar. Deus manifestou-se a Moisés no Horeb, como um Deus que está próximo e que acompanha, sem nunca abandonar. A definição que Deus deu de Si mesmo no Horeb, alcança em Jesus o seu ponto mais elevado: Jesus é a sarça ardente definitiva ("Vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso!", Lc 12, 49). E é Ele que disse aos discípulos: "Eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo" (Mt 28, 20).
A página evangélica apresenta-nos Jesus que pelo Seu povo age como o agricultor junto do seu senhor para salvar uma figueira. Durante vários anos esta árvore não deu fruto e o proprietário, indignado, quer cortá-la. O agricultor insiste para que o proprietário espere só mais um pouco. A súplica chega ao coração do proprietário e convence-o. Com esta parábola, Jesus pretende descrever a nossa vida que, amiúde, não tem frutos. Mas é salva pela misericórdia de Jesus que Se tornou no defensor de cada um de nós. No entanto, Ele pede-nos que O deixemos tocar no nosso coração. E a Quaresma é um momento oportuno para que nos deixemos tocar o coração pelo Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO