ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 22 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 15,1-6

Alguns que tinham descido da Judeia ensinavam aos irmãos: «Se não vos circuncidardes, de harmonia com o uso herdado de Moisés, não podereis ser salvos.» Depois de muita confusão e de uma controvérsia bastante viva de Paulo e Barnabé contra eles, foi resolvido que Paulo, Barnabé e mais alguns outros subissem a Jerusalém para consultarem, sobre esta questão, os Apóstolos e os Anciãos. Então, depois de despedidos pela igreja, atravessaram a Fenícia e a Samaria, relatando a conversão dos pagãos, o que causava imensa alegria a todos os irmãos. Chegados a Jerusalém, foram recebidos pela igreja, pelos Apóstolos e Anciãos e contaram tudo o que Deus fizera com eles. Levantaram-se alguns do partido dos fariseus, que tinham abraçado a fé, dizendo que era preciso circuncidar os pagãos e impor-lhes a observância da Lei de Moisés. Os Apóstolos e os Anciãos reuniram-se para examinarem a questão.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O capítulo 15 descreve um dos momentos culminantes de todo o livro dos Actos dos Apóstolos, isto é, a solução da gravíssima questão que agitava a primeira comunidade cristã e que se referia à relação entre hebraísmo e cristianismo. Há já algum tempo que este problema pesava na vida das primeiras comunidades. Mas agora, chegava a um ponto decisivo que iria marcar o rumo definitivo do cristianismo para os confins do mundo. O assunto rodava à volta desta questão: os pagãos que se convertiam ao Evangelho, deveriam ou não submeter-se à lei hebraica? Paulo e Barnabé, que tinham criado comunidades formadas sobretudo por pagãos, não exigiam a circuncisão a quem aderisse à fé cristã. Essa praxe punha claramente em discussão a relação entre as comunidades que nasciam da pregação aos pagãos e as que provinham do hebraísmo. Foi uma passagem particularmente difícil para a comunidade cristã que estava a nascer. E o risco era uma divisão lacerante. Foi necessário reunir em Jerusalém uma assembleia de todos os responsáveis. É o "primeiro" Concílio da história da Igreja. E representa um exemplo para a vida da comunidade. A comunhão no amor e o diálogo fraterno vencem os protagonismos individuais, dissipam as dificuldades que inevitavelmente se vão apresentando ao longo do caminho e edificam na unidade o único corpo de Cristo. É uma grande lição de comunhão que se torna normativa da vida da Igreja.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO