ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 1 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 18,23-28

Depois de aí ter passado algum tempo, voltou a partir e percorreu sucessivamente a Galácia e a Frígia, fortalecendo todos os discípulos. Entretanto, chegara a Éfeso um judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloquente e muito versado nas Escrituras. Fora instruído na «Via» do Senhor e, com o espírito cheio de fervor, pregava e ensinava com precisão o que dizia respeito a Jesus, embora só conhecesse o baptismo de João. Começou a falar desassombradamente na sinagoga. Priscila e Áquila, que o tinham ouvido, tomaram-no consigo e expuseram-lhe, com mais precisão, a «Via» do Senhor. Como ele queria partir para a Acaia, os irmãos encorajaram-no e escreveram aos discípulos, para que o recebessem amigavelmente. Quando lá chegou, pela graça de Deus, prestou grande auxílio aos fiéis; pois refutava energicamente os judeus, em público, demonstrando pelas Escrituras que Jesus era o Messias.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

É a única vez que nos Actos se cita Apolo. Paulo fala dele na primeira Carta aos Coríntios que escreve em Éfeso durante a sua terceira viagem logo, depois da actividade de Apolo entre os cristãos de Corinto. A opinião que Paulo expressa na Carta está em linha com quanto este trecho dos Actos afirma: Apolo é "um homem eloquente, instruído nas Escrituras" e a sua acção apostólica é acompanhada pela graça. No entanto, também sabemos que Apolo foi motivo de preocupação para o apóstolo por causa das duas facções que se tinham criado entre os cristãos de Corinto, uma das quais tomava o seu partido e a outra de Apolo. O apóstolo, preocupado com a laceração que essa polarização poderia gerar na comunidade cristã, intervém com firmeza para que a divisão não se acentuasse. Escreve aos Coríntios: "quem é Apolo? Quem é Paulo? Apenas servidores, através dos quais fostes levados à fé; cada um deles agiu conforme os dons que o Senhor lhe concedeu. Eu plantei, Apolo regou, mas era Deus que fazia crescer" (1Cor 3, 5-6). E, depois, acrescenta: "Irmãos, vós obrigastes-me a aplicar estas verdades a Apolo e a mim. Aprendei a não vos sentirdes superiores por serdes partidários de um contra o outro" (1Cor 4, 6). É importante colher a paixão de Paulo pela unidade da comunidade cristã. Ele, na Carta, elogia também a pregação de Apolo, mas adverte os cristãos que a soberba, que está sempre à espreita no coração dos crentes, se torna num veneno que divide a comunidade chegando a destruí-la. É significativa a acção de Priscila e Áquila que acolhem Apolo em casa deles e ajudam-no a compreender com mais precisão a mensagem evangélica. É necessário participar na vida da comunidade para poder compreender a profunda verdade do Evangelho.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO