ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Palavra de deus todos os dias

Domingo da Ascensão Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Domingo, 2 de Junho

Domingo da Ascensão


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 1,1-11

No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual - disse Ele - me ouvistes falar. João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.» Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

Salmo responsorial

Salmo 46 (47)

Ao director do coro. Salmo dos filhos de Coré.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,

porque o Senhor, o Altíssimo, é temível;
Ele é o grande rei de toda a terra.

Ele submeteu os povos ao nosso poder,
pôs as nações a nossos pés.

Para nós escolheu a nossa herança,
a glória de Jacob, seu predilecto.

Deus subiu por entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.

Cantai a Deus, cantai!
Cantai ao nosso rei, cantai!

Pois Deus é o rei de toda a terra,
cantai-lhe um poema de louvor!

Deus reina sobre as nações,
Deus está sentado no seu trono santo.

Reuniram-se os príncipes dos povos
ao povo do Deus de Abraão.
Pois dependem de Deus os potentados da terra;
Ele está acima de todas as coisas!

Segunda Leitura

Hebreus 9,24-28; 10,19-23

Na realidade, Cristo não entrou num santuário feito por mão humana, figura do verdadeiro santuário, mas entrou no próprio céu, para se apresentar agora diante de Deus em nosso favor. E nem entrou para se oferecer a si mesmo muitas vezes, tal como o Sumo Sacerdote, que entra cada ano no santuário com sangue alheio; nesse caso, deveria ter sofrido muitas vezes desde a fundação do mundo.
Agora, porém, na plenitude dos tempos, apareceu uma só vez para destruir o pecado pelo sacrifício de si mesmo.

E, assim como está determinado que os homens morram uma só vez e depois tenha lugar o julgamento, assim também Cristo, que se ofereceu uma só vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá uma segunda vez, não já por causa do pecado, mas para dar a salvação àqueles que o esperam.


Temos, pois, irmãos, plena liberdade para a entrada no santuário por meio do sangue de Jesus. Ele abriu para nós um caminho novo e vivo através do véu, isto é, da sua humanidade e, tendo um Sumo Sacerdote à frente da casa de Deus, aproximemo-nos dele com um coração sincero, com a plena segurança da fé, com os corações purificados da má consciência e o corpo lavado com água pura. Conservemos firmemente a profissão da nossa esperança, pois aquele que fez a promessa é fiel.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 24,46-53

e disse-lhes:
«Assim está escrito que o Messias havia de sofrer e ressuscitar dentre os mortos, ao terceiro dia;

que havia de ser anunciada, em seu nome, a conversão para o perdão dos pecados a todos os povos, começando por Jerusalém.

Vós sois as testemunhas destas coisas.

E Eu vou mandar sobre vós o que meu Pai prometeu. Entretanto, permanecei na cidade até serdes revestidos com a força do Alto.» Depois, levou-os até junto de Betânia e, erguendo as mãos, abençoou-os. Enquanto os abençoava, separou-se deles e elevava-se ao Céu. E eles, depois de se terem prostrado diante dele, voltaram para Jerusalém com grande alegria. E estavam continuamente no templo a bendizer a Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

"Homens da Galileia, porque estais aí parados a olhar para o Céu?".
A Palavra de Deus exorta-nos a olhar para Jesus e não para o nosso céu. A festa da Ascensão diz-nos que o céu já não está vazio, antes pelo contrário, tornou-se no lugar de onde devemos aguardar o regresso de Jesus: "virá do mesmo modo como O vistes partir para o Céu". Esperar significa acreditar que Ele foi decerto "tirado" mas que está vivo e regressará. Se Jesus já não está entre nós, não significa que Se dissolveu. Antes pelo contrário, a Sua presença estendeu-se: Ele está connosco e também com todo o mundo; mais do que afastar-Se do mundo, subtraiu-Se a um modo limitado de estar entre os homens, subtraiu-Se à nossa posse, ao nosso céu restrito. Podemos erguer os olhos como os apóstolos sem ver nada porque enxergamos unicamente aquilo que queremos ver: muitas confirmações aos sentimentos tristes que estão dentro do coração de cada um de nós. A mensagem da Ascensão é outra.
O Senhor exorta-nos a "ascender" - isto é, a ir - até aos extremos confins da Terra. E Ele estará sempre ao nosso lado. É indispensável deixar o próprio pequeno céu e acolher a dimensão universal própria do Evangelho. Para demasiados homens e demasiadas mulheres, o céu fechou-se sobre eles por causa da indiferença e da maldade que são como que uma nuvem obscura que fecha e ensombra. E há muitos homens e mulheres a quem não aparecem homens com vestes brancas para anunciar que "Jesus regressará um dia". Não os vemos, tal como não vemos o Filho do Homem que ascendeu ao Céu, mas eles existem. São aqueles que vivem foram do nosso país, da nossa cidade, dos nossos Estados, do nosso continente, são as imensas multidões das periferias das nossas cidades sobre as quais à nuvem atmosférica se associa aquela da indiferença. Eles, às vezes, falam a nossa língua, outras vezes a cor da pele deles é diferente. Mas Jesus ascendeu ao Céu por todos, também por eles para que possam fazer parte aquela família de Deus de quem nós, por graça, somos filhos. A Ascensão significa que já não há muitos céus mas apenas um só Céu, aquele de Deus que reúne todos os povos para que formem uma única família.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO