ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 26 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Gênesis 15,1-12.17-18

Após estes acontecimentos, o Senhor disse a Abrão numa visão: «Nada temas, Abrão! Eu sou o teu escudo, a tua recompensa será muito grande.»

Abrão respondeu: «Que me dareis, Senhor Deus? Vou-me sem filhos e o herdeiro da minha casa é Eliézer, de Damasco.»

Acrescentou: «Não me concedeste descendência, e é um escravo, nascido na minha casa, que será o meu herdeiro.»

Então a palavra do Senhor foi-lhe dirigida, nos seguintes termos: «Não é ele que será o teu herdeiro, mas aquele que sairá das tuas entranhas.»

E, conduzindo-o para fora, disse-lhe: «Levanta os olhos para o céu e conta as estrelas, se fores capaz de as contar.» E acrescentou: «Pois bem, será assim a tua descendência.» Abrão confiou no Senhor, e Ele considerou-lhe isso como mérito.

O Senhor disse-lhe depois: «Eu sou o Senhor que te mandou sair de Ur, na Caldeia, para te dar esta terra.»

Perguntou-lhe Abrão: «Senhor Deus, como saberei que tomarei posse dela?» Disse-lhe o Senhor: «Toma uma novilha de três anos, uma cabra de três anos, um carneiro de três anos, uma rola e um pombo ainda novo.» Abrão foi procurar todos estes animais, cortou-os ao meio e dispôs cada metade em frente uma da outra; não cortou, porém, as aves. As aves de rapina desciam sobre as carnes mortas, mas Abrão afugentava-as. Ao pôr do sol, apoderou-se dele um sono profundo; ao mesmo tempo, sentiu-se apavorado e foi envolvido por densa treva.

Quando o Sol desapareceu, e sendo completa a escuridão, surgiu um braseiro fumegante e uma chama ardente, que passou entre as metades dos animais.

Naquele dia, o Senhor concluiu uma aliança com Abrão, dizendo-lhe: «Dou esta terra à tua descendência, desde o rio do Egipto até ao grande rio, o Eufrates,

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O caminho de Abrão para a Terra para realizar a promessa de Deus está cheio de dificuldades. Onde está a descendência numerosa prometida por Deus, quando o seu único herdeiro corre o risco de ser o filho de um escravo? Incerteza e consequentes perguntas fazem parte da vida de um crente. Demasiadas vezes nos alarmamos perante a incerteza do tempo e da pouca clareza do futuro. No entanto, o Senhor não abandona Abrão, assim como não abandona nenhum de nós. Ou melhor, Deus previne-o: "Não tenhas medo Abrão, eu sou o teu escudo, e a tua recompensa será muito grande". O Senhor prevê as nossas questões para que não nos deixemos aprisionar por elas. Assim, faz sair Abrão daquele aperto de preocupações e receios em que se tinha refugiado: "Ergue os olhos ao céu e conta as estrelas... assim, será a tua descendência". Só saindo do horizonte limitado de nós mesmos é que poderemos enxergar mais longe, em direcção daquele povo numeroso que o Senhor preparou para nós. O olhar de Deus que somos chamados a partilhar, aquele olhar universal, liberta do medo, ao contrário daquilo que muitas vezes se pensa. É o fecharmo-nos em nós mesmos que faz nascer medos e preocupações. O Senhor faz-nos sair e liberta-nos. Com efeito, há uma grande descendência que aguarda os crentes para que a aliança de Deus possa chegar a todos os povos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO