ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Festa do Sagrado Coração de Jesus. Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (( 202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 28 de Junho

Festa do Sagrado Coração de Jesus. Recordação de Santo Irineu, bispo de Lião e mártir (( 202): da Anatólia foi para a França para proclamar o Evangelho.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 15,3-7

Jesus propôs-lhes, então, esta parábola: «Qual é o homem dentre vós que, possuindo cem ovelhas e tendo perdido uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto e vai à procura da que se tinha perdido, até a encontrar? Ao encontrá-la, põe-na alegremente aos ombros e, ao chegar a casa, convoca os amigos e vizinhos e diz-lhes: ‘Alegrai-vos comigo, porque encontrei a minha ovelha perdida.’ Digo-vos Eu: Haverá mais alegria no Céu por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não necessitam de conversão.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Hoje, a Igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus e a Liturgia ajuda-nos a contemplar o mistério do amor de Deus através do coração do Seu Filho que se revela a nós como o coração de um Bom Pastor. A do pastor é uma imagem muito querida pelos profetas e já Ezequiel falava dela: "Eu mesmo vou procurar as minhas ovelhas e contarei as minhas ovelhas... e fá-las-ei voltar à sua terra, vou apascentá-las nos montes de Israel" (Ez 34, 11.13). O Evangelho de Lucas, como que a querer responder às palavras do profeta, recorda-nos as palavras de Jesus que se identifica no Bom Pastor que ama a tal ponto as Suas ovelhas que chega a dar a própria vida por elas. Como está escrito no Evangelho de João, Ele ama-as e conhece-as uma a uma (Jo 10, 3), não como uma massa indistinta; com efeito, de cada uma dela conhece a voz, o nome, a história, as necessidades e a cada uma delas deu todo o Seu afecto e toda a Sua esperança. Numa sociedade que se tornou virtual, anónima e individualista como a nossa, é fácil sermos esquecidos e desaparecer. Mas o coração de Jesus não Se esquece de ninguém; todos nós somos amados e conhecidos por nome pelo Senhor. No entanto, amiúde, somos nós quem nos afastamos e damos por nós cansados e oprimidos, como aquelas multidões que comoveram o coração de Jesus, porque Lhe pareceram como "ovelhas que não têm pastor" (Mt 9, 36). O Bom Pastor, recorda Jesus, deixa as noventa e nove ovelhas no redil para ir à procura daquela que se perdeu. "Procurarei aquela que se perder e reconduzirei aquela que se desgarrar", dizia o profeta Ezequiel (Ez 34, 16). Jesus nunca abandona nenhuma das Suas ovelhas ao próprio destino; reúne-as sempre, guarda-as e, provavelmente, não uma mas muitas vezes, teve de deixar as outras noventa e nove ovelhas para ir procurar cada um de nós e colocá-lo aos Seus ombros.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO