ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (†1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 23 de Julho

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (†1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 14,21-31

Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o Senhor fez recuar o mar com um vento forte de oriente toda a noite, e pôs o mar a seco. As águas dividiram-se, e os filhos de Israel entraram pelo meio do mar, por terra seca, e as águas eram para eles um muro à sua direita e à sua esquerda. Os egípcios perseguiram-nos, e todos os cavalos do faraó, os seus carros de guerra e os seus cavaleiros, entraram atrás deles para o meio do mar. E aconteceu que, na vigília da manhã, o Senhor olhou da coluna de fogo e de nuvem, para o acampamento dos egípcios, e lançou a confusão no acampamento dos egípcios. Ele desviou as rodas dos seus carros de guerra, e eles conduziam com dificuldade. Os egípcios disseram: «Fujamos diante de Israel, porque o Senhor combate por eles contra o Egipto.» O Senhor disse a Moisés: «Estende a tua mão sobre o mar, e que as águas voltem sobre os egípcios, sobre os seus carros de guerra e sobre os seus cavaleiros.» Moisés estendeu a sua mão sobre o mar, e o mar voltou ao seu leito normal, ao raiar da manhã, e os egípcios a fugir foram ao seu encontro. E o Senhor desfez-se dos egípcios no meio do mar. As águas voltaram e cobriram os carros de guerra e os cavaleiros; de todo o exército do faraó que entrou atrás deles no mar, não ficou nenhum. Os filhos de Israel caminharam em terra seca, pelo meio do mar, e as águas eram para eles um muro à sua direita e à sua esquerda. O Senhor salvou, naquele dia, Israel da mão do Egipto, e Israel viu os egípcios mortos à beira do mar. Israel viu a mão poderosa com que o Senhor actuou contra o Egipto, o povo temeu o Senhor e acreditou nele e em Moisés, seu servo.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Moisés, seguro da companhia de Deus, estendeu a mão sobre o mar quando ainda estava fechado. E o mar abriu-se. A sabedoria de Israel no Talmude comenta que as águas do mar se abriram só depois do primeiro hebreu ter colocado os pés na água. O crente, como Moisés, entrega-se a Deus e não espera por certezas, ter todas as respostas antecipadamente. Entregar-se ao Senhor não significa, no entanto, passividade. Moisés enfrenta o mar, convence os seus, persuade-os, apesar dos receios e das resistências deles, aquelas explícitas da nostalgia e as veladas que extinguem a esperança, que "contristam" o Espírito, como diria o Apóstolo Paulo. O crente entrega-se ao Senhor ciente que Ele nunca abandona ninguém, que o Seu amor é fiel e que liberta das mãos dos inimigos. O crente entrega-se ao Senhor não porque alcançou tudo, mas porque sabe que o Senhor nunca deixa faltar nada. As águas do Mar Vermelho são, como recita a Liturgia da Páscoa, a prefiguração do futuro povo dos baptizados, daqueles que Deus escolhe e toma consigo, arrebatando-os do mal e reunindo-os num povo. Israel apercebe-se da mão poderosa do Senhor que o tinha libertado da escravidão do Egipto. E Moisés era o sinal tangível. Assim como também o é da comunidade dos crentes. É também através da Sua obra que o Senhor liberta muitos da escravidão deste mundo. E o Senhor continua ainda hoje - através das "mãos" do Seu povo que escuta e segue o Evangelho - a fazer "milagres" e prodígios.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO