ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 27 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Êxodo 24,3-8

Moisés veio e relatou ao povo todas as palavras do Senhor e todas as normas, e todo o povo respondeu a uma só voz, e disse: «Poremos em prática todas as palavras que o Senhor pronunciou.» Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. Levantou-se de manhã cedo e construiu um altar no sopé da montanha, e doze estelas pelas doze tribos de Israel. E enviou os jovens dos filhos de Israel, e ofereceram holocaustos e sacrificaram ao Senhor novilhos como sacrifícios de comunhão. Moisés tomou metade do sangue e colocou-o em bacias, e metade do sangue espalhou-o sobre o altar. Tomou o Livro da Aliança e leu-o na presença do povo, que disse: «Tudo o que o Senhor disse, nós o faremos e obedeceremos.» Moisés tomou o sangue e aspergiu com ele o povo, dizendo: «Eis o sangue da aliança que o Senhor concluiu convosco, mediante todas estas palavras.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Chegámos à conclusão daqueles capítulos que desde o Êxodo 19 descrevem a aliança que Deus estabelece com o Seu povo. A aliança é uma dádiva do amor de Deus a Israel, cuja consequência para o povo consiste na escuta da Palavra de Deus e, portanto, na sua actuação prática. Insiste-se muito no texto sobre o compromisso que Israel assume diante do Senhor e dos Seus mandamentos. "Faremos tudo o que o Senhor disse", dizem por duas vezes. E é interessante como no versículo 7 se diz: "Faremos tudo o que o Senhor mandou e obedeceremos". Faz-se anteceder a escuta à execução do mandamento de Deus, como que para realçar que há uma obediência a Deus que de algum modo, chega até a preceder a escuta. É como quando Jesus disse a Pedro que não era necessário que entendesse tudo antes que Ele lhe lavasse os pés: "O que estou a fazer não o podes compreender agora" (Jo 13, 7). Quando o Senhor fala, não é necessário entender logo tudo ou estar-se de acordo com o que se escuta. Deixemo-nos conduzir pela Palavra de Deus e pelos Seus mandamentos para que na sua execução possamos entender que neles há um princípio de vida nova e de salvação. Com efeito, muitas vezes, ainda que na legítima aspiração de entender tudo, esconde-se também a presunção de se dever discutir até mesmo com o Senhor, em vez de se deixar conduzir e iluminar por Ele. Na aliança descrita no texto através da construção de um altar, a oferta do sacrifício e o ritual do sangue, sinal da vida, juntamente com a leitura do livro da aliança, encontramos também o sentido da nossa vida de fé, onde a escuta da Palavra de Deus e a participação na Liturgia Eucarística nos permitem renovar a aliança de amor com o Senhor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO