ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração dos Apóstolos
Palavra de deus todos os dias

Oração dos Apóstolos

Festa do apóstolo Bartolomeu de Caná da Galileia. O seu corpo encontra-se na igreja de S. Bartolomeu na ilha, em Roma, que se tornou lugar memorial dos "Novos Mártires". Recordação de Jerry Essan Masslo sul-africano, refugiado na Itália hóspede da Comunidade de Santo Egídio: foi morto por bandidos em 1989. Com ele, recordamos todos os refugiados. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração dos Apóstolos
Sábado, 24 de Agosto

Festa do apóstolo Bartolomeu de Caná da Galileia. O seu corpo encontra-se na igreja de S. Bartolomeu na ilha, em Roma, que se tornou lugar memorial dos "Novos Mártires". Recordação de Jerry Essan Masslo sul-africano, refugiado na Itália hóspede da Comunidade de Santo Egídio: foi morto por bandidos em 1989. Com ele, recordamos todos os refugiados.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 1,45-51

Filipe encontrou Natanael e disse-lhe: «Encontrámos aquele sobre quem escreveram Moisés, na Lei, e os Profetas: Jesus, filho de José de Nazaré.» Então disse-lhe Natanael: «De Nazaré pode vir alguma coisa boa?» Filipe respondeu-lhe: «Vem e verás!» Jesus viu Natanael, que vinha ao seu encontro, e disse dele: «Aí vem um verdadeiro israelita, em quem não há fingimento.» Disse-lhe Natanael: «Donde me conheces?» Respondeu-lhe Jesus: «Antes de Filipe te chamar, Eu vi-te quando estavas debaixo da figueira!» Respondeu Natanael: «Rabi, Tu és o Filho de Deus! Tu és o Rei de Israel!» Retorquiu-lhe Jesus: «Tu crês por Eu te ter dito: ‘Vi-te debaixo da figueira’? Hás-de ver coisas maiores do que estas!» E acrescentou: «Em verdade, em verdade vos digo: vereis o Céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo por meio do Filho do Homem.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se morrermos com Ele, com Ele viveremos;
se perseverarmos com Ele, com Ele reinaremos.

Aleluia aleluia, aleluia

Celebramos, hoje, a festa do apóstolo Bartolomeu, cujos restos mortais estão guardados em Roma, na igreja a ele dedicada na Ilha Tiberina, e que se tornou no Memorial dos Novos Mártires dos séculos XX e XXI e confiada à Comunidade de Santo Egídio. Aqui, a memória do apóstolo é cultivada juntamente com a memória de muitas testemunhas da fé que, em toda a parte do mundo, continuam a dar a própria vida em prol do Evangelho. A tradição reza que Bartolomeu levou o Evangelho até à Arménia, atravessando as terras da Síria e do actual Iraque, ainda hoje marcadas pelo sofrimento de muitos cristãos perseguidos por causa da própria fé. Compreendemos, então, as palavras que Jesus dirigiu a Bartolomeu (que a tradição identifica com Natanael deste primeiro capítulo de João): "Verás coisas maiores do que estas!". Há sempre um amor maior que o Senhor nos ensina e nos mostra, sendo Ele o primeiro a oferecer a Sua própria vida; e nós somos testemunhas deste amor. É um testemunho que se transmite de coração em coração. Filipe diz a Natanael que encontrou "Aquele de quem Moisés escreveu na Lei e também os profetas: é Jesus de Nazaré, filho de José". Natanael manifestou-lhe um preconceito bastante forte: "De Nazaré pode sair coisa boa?".
É um preconceito natural contra tudo o que vem de fora, que não fala de mim, que não coloca o meu "eu" no centro de tudo. Com efeito, também nós vivemos, muitas vezes, certos preconceitos, preferimos permanecer agarrados às nossas visões da vida, aos nossos conhecimentos e, muito dificilmente, abrimo-nos à visão e ao projecto maior de Deus. Quando Jesus vê Natanael aproximar-se, exclama: "Eis um Israelita verdadeiro sem falsidade". Natanael-Bartolomeu sente-se tocado no coração, sente-se amado e compreendido por estas palavras e reconhece Jesus como o Senhor da vida e da história. Esta confissão levá-lo-á a segui-l'O ao longo da sua vida. Quando escutamos a Palavra e nos entregamos a Ela, tornamo-nos testemunhas de uma vida maior e parte daquela visão de um Céu aberto sobre a Terra de onde os anjos sobem e descem para acompanhar os homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO