ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 16 de Setembro

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

I Timóteo 2,1-8

Recomendo, pois, antes de tudo, que se façam preces, orações, súplicas e acções de graças por todos os homens, pelos reis e por todos os que estão constituídos em autoridade, a fim de que levemos uma vida serena e tranquila, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável diante de Deus, nosso Salvador, que quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois, há um só Deus,
e um só mediador entre Deus e os homens,
um homem: Cristo Jesus,

que se entregou a si mesmo como resgate por todos.
Tal é o testemunho dado para os tempos estabelecidos.

Foi para isto que fui constituído arauto e apóstolo - digo a verdade, não minto - mestre das nações, na fé e na verdade. Quero, pois, que os homens orem em todo o lugar, erguendo as mãos puras, sem ira nem altercação.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo recomenda a Timóteo "antes de mais" a oração; é o primeiro dever do crente. E é-o, em particular, a oração em conjunto. As quatro formas de oração citadas - "pedidos, súplicas, orações e acções de graças"- mostram a riqueza com que se manifesta a invocação da comunidade. O horizonte da oração cristã não conhece limites e estende-se a todos os homens. Os cristãos, mesmo na oração, expressam a universalidade do Evangelho. Assim como são chamados a acolher todos os homens, sem confins nem limites de cultura, etnia ou parentesco, também as orações deles são elevadas a Deus a favor de todo o mundo. Podemos dizer que a oração está marcada pela geografia dos amigos, pelos pedidos, pelas tristezas, pelos problemas, pelas graças e pelos agradecimentos do mundo. Ela refere-se a um amor que ultrapassa os limites temporais, espaciais e individuais; não esquece ninguém e muito menos exclui alguém. Assim como Deus abraça todos os homens e "faz nascer o sol sobre maus e bons e cair a chuva sobre justos e injustos" (Mt 5, 45), do mesmo modo, a comunidade cristã reza por todos. Existe, na verdade, um verdadeiro ministério da comunidade em rezar por toda a família humana para que a vida de todos seja "calma e serena". Paulo interpreta assim esse ministério da intercessão pelo mundo e pela paz. É uma tarefa confiada à Igreja independentemente das convicções e dos comportamentos das autoridades civis. E, não é por acaso que o apóstolo realça que a oração por todos os homens, incluindo os governantes, é "agradável" a Deus, porque Ele é o "Salvador" de todos. E a oração feita em nome de Jesus, único mediador e salvador é eficaz. Esta união com Jesus torna a oração da Igreja verdadeiramente "católica". E Paulo confia esse ministério a Timóteo e aos discípulos de todos os tempos. A oração torna-se assim no vínculo de fraternidade e de amor entre as comunidades cristãs espalhadas por toda a terra e no seu primeiro ministério para a salvação de todos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO