ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 20 de Setembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

I Timóteo 6,2c-12

Se alguém ensinar outra doutrina e não aderir às sãs palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo e ao ensinamento conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante, um espírito doentio dado a querelas e contendas de palavras. Daí nascem invejas, rixas, injúrias, suspeitas maldosas, altercações entre homens de espírito corrompido e desprovidos de verdade, que julgam ser a piedade uma fonte de lucro. A piedade é, realmente, uma grande fonte de lucro para quem se contenta com o que tem. Pois nada trouxemos ao mundo e nada podemos levar dele. Tendo alimento e vestuário, contentemo-nos com isso. Mas os que querem enriquecer caem na tentação, na armadilha e em múltiplos desejos insensatos e nocivos que precipitam os homens na ruína e na perdição. Porque a raiz de todos os males é a ganância do dinheiro. Arrastados por ele, muitos se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições. Mas tu, ó homem de Deus, foge dessas coisas. Procura antes a justiça, a piedade, a fé, o amor, a perseverança, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e da qual fizeste uma bela profissão na presença de muitas testemunhas.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Pela terceira vez, o apóstolo avisa Timóteo contra os que deturpam o ensino evangélico (cf. 1, 3-20; 4, 1-11). Eles separam-se de facto da comunidade porque não seguem as "sãs palavras" do Senhor, as únicas a serem fonte de salvação, justamente, porque libertam do pecado e da morte. Quem deixa prevalecer o próprio orgulho fica subjugado por ele: não vê senão a si mesmo. É o sentido da cegueira de que fala o apóstolo e que leva a "não entender nada" e a ficar "doente à procura de discussões e brigas de palavras". Esse comportamento arrogante e presunçoso não é inofensivo; torna-se prejudicial para ele e para a comunidade. O orgulho destrói o amor fraterno, que deve ser a qualificação mais elevada da comunidade. Os frutos amargos do orgulho são "as invejas, as brigas, as blasfémias, as suspeitas, as polémicas intermináveis". Com particular ênfase o apóstolo adverte que os hereges abusam da piedade para obterem vantagens pessoais. Para o discípulo é verdade o contrário: "a verdadeira fé é útil para tudo, pois contém a promessa da vida presente e futura" (4, 8). A vida regida pela "piedade" evangélica é uma fonte de lucro para o tempo presente e para a eternidade. Mas deve estar sempre associada à mansidão, à moderação, mantendo-se livre de qualquer cobiça de dinheiro, contentando-se do que Deus deu. Paulo, para realçar a correcta posse dos bens terrenos, cita uma ideia já contida nas Escrituras: "não trouxemos nada para o mundo, e dele nada podemos levar". É um provérbio que encerra uma sabedoria antiga que não despreza os bens terrenos mas também não os exalta ao ponto de nos tornarmos seus escravos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO