ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 21 de Dezembro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

Cântico dos Cânticos 2,8-14

A voz de meu amado! Ei-lo que chega, correndo pelos montes, saltando sobre as colinas. O meu amado é semelhante a um gamo ou a um filhote de gazela.
Ei-lo que espera,
por detrás do nosso muro, olhando pelas janelas, espreitando pelas frinchas.

Fala o meu amado e diz-me: Ele Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada! Eis que o Inverno já passou, a chuva parou e foi-se embora; despontam as flores na terra, chegou o tempo das canções, e a voz da rola
já se ouve na nossa terra;

a figueira faz brotar os seus figos e as vinhas floridas exalam perfume.
Levanta-te! Anda, vem daí, ó minha bela amada!

Minha pomba, nas fendas do rochedo, no escondido dos penhascos, deixa-me ver o teu rosto, deixa-me ouvir a tua voz.
Pois a tua voz é doce e o teu rosto, encantador.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A liturgia faz-nos meditar este trecho do Cântico dos Cânticos, enquanto o Natal está às portas: A cena que é referida apresenta-nos a amada que imagina o seu amado a chegar à casa onde ela mora e que a espia através das persianas para a ver. Ele pede-lhe para sair para saborearem juntos a beleza da Primavera: "Levanta-te, minha amada, formosa minha, vem". É a exortação para acolher o Senhor que nos vem visitar. São imagens que descrevem bem o próprio desejo que Deus tem de se encontrar com os homens e salvá-los. É este o significado do Natal que nos preparamos para celebrar. O Senhor toma a iniciativa e corre para Israel. Está perto da sua porta: podemos dizer que está prestes a nascer. Faltam poucos dias. E a liturgia imagina-O como um jovem apaixonado que nos implora para sairmos de nós mesmos para O acolhermos. O Targum parafraseia assim, este trecho do Cântico: "Quando... os filhos da casa de Israel moravam no Egipto, as suas lamentações chegaram até ao céu... E [o Senhor] encurtou logo o dia estabelecido pelos méritos dos Patriarcas, que são semelhantes a montanhas... Ele olhou através das janelas e espreitou através das persianas, e viu o sangue do sacrifício da Páscoa... e teve piedade de nós... E ao amanhecer disse-me: Levanta-te, assembleia de Jerusalém, minha amada... afasta-te da escravidão dos egípcios". Orígenes por seu lado, atribui a cena a Jesus ressuscitado que diz à Igreja: "Levanta-te... minha pomba, eis que o Inverno já passou... Ressuscitando da morte domei a tempestade e voltei a trazer a paz". Deus é perturbante no Seu amor: está para chegar entre os homens e pede-nos para O acolhermos, para Lhe mostrarmos os nossos rostos, para abandonarmos os esconderijos dos rochedos das nossas escravidões para irmos ao Seu encontro. É o pedido de um Deus apaixonado por nós, mendigo do nosso amor que é capaz de descer ao ponto mais baixo só para nos ter consigo. É este o mistério no Natal. Como é possível não nos maravilharmos?

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO