ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 22 de Dezembro

IV do Advento


Primeira Leitura

Isaías 7,10-14

O Senhor mandou dizer de novo a Acaz:

«Pede ao Senhor teu Deus um sinal,
quer no fundo dos abismos, quer lá no alto dos céus.»

Acaz respondeu:
«Não pedirei tal coisa, não tentarei o Senhor.»

Isaías respondeu:
«Escuta, pois, casa de David:
Não vos basta já ser molestos para os homens,
senão que também ousais sê-lo para o meu Deus?

Por isso, o Senhor, por sua conta e risco,
vos dará um sinal. Olhai:
a jovem está grávida e vai dar à luz um filho,
e há-de pôr-lhe o nome de Emanuel.

Salmo responsorial

Salmo 23 (24)

 Salmo de David.
Ao Senhor pertence a terra e o que nela existe,
o mundo inteiro e os que nele habitam;

pois Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre os abismos.

 Quem poderá subir à montanha do Senhor
e apresentar-se no seu santuário?

O que tem as mãos inocentes e o coração limpo,
o que não ergue o espírito para as coisas vãs,
nem jura pelo que é falso.

 Este há-de receber a bênção do Senhor
e a recompensa de Deus, seu salvador.

Esta é a geração dos que o procuram,
dos que buscam a face do Deus de Jacob.

 ó portas, levantai os vossos umbrais!
Alteai-vos, pórticos eternos,
que vai entrar o rei glorioso.

 Quem é esse rei glorioso?
É o Senhor, poderoso herói,
o Senhor, herói na batalha.

 Ó portas, levantai os vossos umbrais!
Alteai-vos, pórticos eternos,
que vai entrar o rei glorioso.

Quem é Ele, esse rei glorioso?
É o Senhor do universo!
É Ele o rei glorioso.

Segunda Leitura

Romanos 1,1-7

Paulo, servo de Cristo Jesus, chamado a ser Apóstolo, escolhido para anunciar o Evangelho de Deus, que Ele de antemão prometera por meio dos seus profetas, nas santas Escrituras, acerca do seu Filho, nascido da descendência de David segundo a carne, constituído Filho de Deus em poder, segundo o Espírito santificador pela ressurreição de entre os mortos, Jesus Cristo Senhor nosso; por Ele recebemos a graça de sermos Apóstolos, a fim de, em honra do seu nome, levarmos à obediência da fé todos os gentios, entre os quais estais também vós, chamados a ser de Cristo Jesus; a todos os amados de Deus que estão em Roma, chamados a ser santos: graça e paz a vós, da parte de Deus nosso Pai e do Senhor Jesus Cristo!

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 1,18-24

Ora, o nascimento de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava desposada com José; antes de coabitarem, notou-se que tinha concebido pelo poder do Espírito Santo. José, seu esposo, que era um homem justo e não queria difamá-la, resolveu deixá-la secretamente. Andando ele a pensar nisto, eis que o anjo do Senhor lhe apareceu em sonhos e lhe disse: «José, filho de David, não temas receber Maria, tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, ao qual darás o nome de Jesus, porque Ele salvará o povo dos seus pecados.» Tudo isto aconteceu para se cumprir o que o Senhor tinha dito pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho; e hão-de chamá-lo Emanuel, que quer dizer: Deus connosco. Despertando do sono, José fez como lhe ordenou o anjo do Senhor, e recebeu sua esposa.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A liturgia de hoje acompanha-nos até ao limiar do Natal, quase como que a nos proteger das distracções e preocupações que não estejam relacionadas com o encontro com Jesus. A Igreja quer que este Natal seja cheio de sentido e de alegria para cada um de nós. Por isso leva-nos ao encontro de José, um homem como muitos outros, que vivia a sua pequena vida de trabalhador e pensava no próprio futuro. Tomou como esposa uma jovem da aldeia, Maria, aguardando tranquilo a realização definitiva do seu sonho. No entanto, um dia, este sonho foi perturbado. Maria tinha ficado misteriosamente grávida. O que é que tinha acontecido? Poder-se-ia falar (e acusar Maria) de adultério com todas as consequências civis e criminais do caso, fazendo com que Maria aparecesse aos olhos de todos uma jovem adúltera, rejeitada e marginalizada não só pelos parentes mas por todos os habitantes de Nazaré.
José, homem justo, decidiu, no entanto, deixá-l'A secretamente para não A expor a esta penosa situação. De qualquer modo, o seu sonho tinha sido quebrado. Não lhe restava outra coisa, senão reflectir sobre aquela triste experiência. E podemos imaginar o seu drama e a sucessão dos seus pensamentos. Mas Deus não o deixou sozinho com os seus pensamentos. Precisamente no momento em que se questionava amargurado e, provavelmente, sem nenhuma esperança para o seu futuro, José começou a sonhar. "O Anjo do Senhor apareceu-lhe em sonho", escreve o evangelista. Desta vez, já não era o pequeno sonho, ligado à sóbria vida de carpinteiro que ele mesmo tinha programado para si. Tratava-se de um sonho bem maior: "José, filho de David, não tenhas medo de receber Maria como esposa. Porque Ela concebeu pela acção do Espírito Santo; Ela dará à luz um Filho, ao qual darás o nome de Jesus: pois Ele vai salvar o seu povo dos seus pecados".
É o Evangelho do Natal. Podemos dizer que é o "sonho" do Natal: uma criança salvará o mundo inteiro dos seus pecados; uma criança libertará o mundo de todas as formas de escravidão. José, simples carpinteiro de uma pequena aldeia da periferia do Império, encontra-se a viver num horizonte novo e amplo, o do Natal. Já não é o seu pequeno sonho, mas aquele grande do Senhor, o sonho ilimitado do Evangelho. José acordou e fez conforme o Anjo lhe tinha mandado: tomou consigo Maria. José não está entre os actores principais do Evangelho. E, no entanto, participou na grandeza e na alegria daquela noite: tomou consigo Maria e o Menino. A todos nós é pedido para tomar consigo o Evangelho e abandonar o egocentrismo banal dos próprios pequenos sonhos e aspirações. No Natal, devemos sonhar em grande. Com José, aproximemo-nos da Santa Noite para acolher o Senhor e para caminhar com Ele ao longo dos caminhos dos homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO