ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 14 de Janeiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

I Samuel 1,9-20

Ana levantou-se, depois de ter comido e bebido em Silo. O sacerdote Eli estava instalado no seu assento, à entrada do templo do Senhor. Ana, profundamente amargurada, orou ao Senhor e chorou copiosas lágrimas. E fez um voto, dizendo: «Senhor do universo, se te dignares olhar para a aflição da tua serva e te lembrares de mim, se não te esqueceres da tua serva e lhe deres um filho varão, eu o consagrarei ao Senhor, por todos os dias da sua vida, e a navalha não passará sobre a sua cabeça.» Ela repetiu muitas vezes a sua oração diante do Senhor; Eli observava o movimento dos seus lábios. Ana, porém, falava só para si e apenas movia os lábios, sem se lhe ouvir palavra alguma. Eli, julgando-a ébria, disse-lhe: «Até quando durará a tua embriaguez? Vai-te embora e deixa passar o efeito do vinho de que estás cheia.» Ana respondeu: «Não é assim, meu senhor; a verdade é que sou uma mulher de espírito atribulado; não bebi vinho nem álcool; apenas estava a desabafar as minhas mágoas na presença do Senhor. Não tomes a tua serva por alguma das filhas de Belial, porque só a grandeza da minha dor e da minha aflição é que me fez falar até agora.» Eli respondeu: «Vai em paz e o Deus de Israel te conceda o que lhe pedes.» Ana respondeu: «Que a tua serva mereça o teu favor.» A mulher foi-se embora, comeu e nunca mais houve tristeza em seu rosto. No dia seguinte pela manhã, prostraram-se diante do Senhor e voltaram para sua casa, em Ramá.
Elcana conheceu Ana, sua mulher, e o Senhor lembrou-se dela. Ana concebeu e, passado o seu tempo, deu à luz um filho, ao qual pôs o nome de Samuel, porque dizia: «eu o pedi ao Senhor.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

A angústia de Ana pela sua esterilidade torna-se em oração ao Senhor. Ela sabe que pode confiar em Deus. Assim, vai ao Templo em Silo e reza durante muito tempo diante do Senhor, prometendo-Lhe que se lhe concedesse um filho, consagrá-lo-ia a Ele. Ana mostra não só a total entrega ao Senhor, como também um sentido generoso da vida: pede o filho, não para si, mas para que sirva o Senhor. Ana não pára de rezar. Sabe que se for atendida, aquele filho será fruto apenas do Senhor e da Sua benevolência para com ela. O sacerdote Eli, que a observava enquanto ela rezava, pensou que estivesse embriagada, pois aquela oração parecia muito pouco ritual. Não entendia que aquela oração fosse o grito de uma mulher desesperada e não uma repetitiva e monótona récita de fórmulas convencionais. Eli não compreende e censura Ana. Mas ela responde: "Eu sou uma mulher que sofre... estava apenas a desabafar diante do Senhor". A este ponto, Eli tranquiliza-a e abençoa-a: "Vai em paz. Que o Deus de Israel te conceda o que Lhe pediste". Ana compreende pelas palavras de Eli que foi escutada, não duvida "porque vai acontecer o que o Senhor Lhe prometeu" (cf. Lc 1, 45). A sua dor e o seu desespero foram apagados: é uma mulher nova a quem foi dado de novo a vida. O Senhor abençoa-lhe o corpo, como dizem os Doutores da Igreja, porque acreditou na Palavra de Deus. Ana sabe bem que Samuel é um filho que lhe foi doado pelo Senhor e pela Sua misericórdia.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO