ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação de Modesta, mulher sem abrigo, deixada morrer em 1983 na estação Termini de Roma, não socorrida porque suja. Com ela, recordamos todos os que morrem nas ruas sem casa e sem socorro. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 31 de Janeiro

Recordação de Modesta, mulher sem abrigo, deixada morrer em 1983 na estação Termini de Roma, não socorrida porque suja. Com ela, recordamos todos os que morrem nas ruas sem casa e sem socorro.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

II Samuel 11,1-4.5-10.13-17

No ano seguinte, na época em que os reis saem para a guerra, David enviou Joab com os seus oficiais e todo o Israel; eles devastaram a terra dos amonitas e sitiaram Rabá. David ficou em Jerusalém. E aconteceu que uma tarde David levantou-se da cama, pôs-se a passear no terraço do seu palácio e avistou dali uma mulher que tomava banho e que era muito formosa. David procurou saber quem era aquela mulher e disseram-lhe que era Betsabé, filha de Eliam, mulher de Urias, o hitita. Então, David enviou emissários para que lha trouxessem. Ela veio e David dormiu com ela, depois de purificar-se do seu período menstrual. Depois, voltou para sua casa. E, vendo que concebera, mandou dizer a David: «Estou grávida.» Então, David mandou esta mensagem a Joab: «Manda-me Urias, o hitita.» E Joab enviou Urias, o hitita, a David. Quando Urias chegou, David pediu-lhe notícias de Joab, do exército e da guerra. E depois disse-lhe: «Desce à tua casa e lava os teus pés.» Urias saiu do palácio do rei, e este, em seguida, enviou-lhe comida da sua mesa real. Mas Urias não foi a sua casa e dormiu à porta do palácio com os outros servos do seu senhor. E contaram-no a David, dizendo-lhe: «Urias não foi a sua casa.» David perguntou a Urias: «Não voltaste, porventura, de uma viagem? Porque não foste a tua casa?» David convidou-o a comer e beber com ele, e embriagou-o. Mas à noite, Urias não foi a sua casa; saiu e deitou-se com os outros servos do seu senhor.

No dia seguinte de manhã, David escreveu uma carta a Joab e enviou-lha por Urias.

Dizia nela: «Coloca Urias na frente, onde o combate for mais aceso, e não o socorras, para que ele seja ferido e morra.»

Joab, que sitiava a cidade, pôs Urias no lugar onde sabia que estavam os mais valentes guerreiros do inimigo.

Os assediados fizeram uma surtida contra Joab, e morreram alguns homens de David, entre os quais Urias, o hitita.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Esta página narra o humilhante pecado de David. Não foi um acto único e pontual, mas uma corrente de culpas que o fizeram cair cada vez mais em baixo até chegar ao abismo do homicídio: a tentação, a cedência, o adultério, a traição de um dos seus mais valorosos oficiais, o cinismo, a simulação seguida e a injustiça perpetrada. São as etapas que mostram a imensa capacidade do coração humano em fazer o mal se não estiver vigilante e pronto para quebrar a corrente das tentações. O trágico evento inicia com o desejo de entretenimento com que o rei quer passar a Primavera que se aproxima, tempo em que os soberanos costumavam partir para a guerra (v. 1). Enquanto manda o seu exército combater contra os amonitas, ele fica em Jerusalém para descansar. É a primeira etapa da tentação. A escolha de pensar na própria satisfação leva David a empreender a via do pecado. Fica a apreciar uma mulher que estava a tomar o banho ritual (v. 3), gosta dela e, obcecado, faz de tudo para a possuir não se importando com nada, nem com Deus que lhe foi sempre favorável, nem com a posição de ungido e chefe da nação, nem com o mal que provoca a si mesmo e aos outros. David, vindo a saber que Betsabeia ficou grávida, tenta remediar a situação a todo o custo. Mas o seu coração está endurecido: já não pensa nem em Deus nem nos outros. Está só preocupado da necessidade de se salvar desta situação desagradável. E põe em acto o seu plano: ficar com a mulher de um dos seus companheiros mais antigos e fiéis, mandando-o morrer no campo de batalha. Nunca como agora, o texto bíblico tinha descrito de modo tão vivo a triste realidade do homem que com medo de assumir as próprias responsabilidades tenta tirar o peso que o atormenta descurando as ulteriores injustiças que inflige a pessoas inocentes só para se salvar a si mesmo. E David toma consigo Betsabeia que se tornará sua mulher e dará à luz um filho. No entanto, o "Senhor reprovou" o que David fez (vv. 26-27). Podia esconder aos outros a gravidade do seu crime, mas não a Deus que "vê o coração" (1 Sm 16, 7).

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO