ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 1 de Fevereiro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

II Samuel 12,1-7.10-17

O Senhor enviou então Natan a David. Logo que entrou no palácio, Natan disse-lhe: «Dois homens viviam na mesma cidade, um rico e outro pobre. O rico tinha ovelhas e bois em grande quantidade; o pobre, porém, tinha apenas uma ovelha pequenina, que comprara. Criara-a, e ela crescera junto dele e dos seus filhos, comendo do seu pão, bebendo do seu copo e dormindo no seu seio; era para ele como uma filha. Certo dia, chegou um hóspede a casa do homem rico, o qual não quis tocar nas suas ovelhas nem nos seus bois para preparar o banquete e dar de comer ao hóspede que chegara; mas foi apoderar-se da ovelhinha do pobre e preparou-a para o seu hóspede.» David, indignado contra tal homem, disse a Natan: «Pelo Deus vivo! O homem que fez isso merece a morte. Pagará quatro vezes o valor da ovelha, por ter feito essa maldade e não ter tido compaixão.» Natan disse a David: «Esse homem és tu! Isto diz o Senhor, Deus de Israel: ‘Ungi-te rei de Israel, salvei-te das mãos de Saul, Por isso, jamais se afastará a espada da tua casa, porque me desprezaste e tomaste a mulher de Urias, o hitita, para fazer dela tua esposa’. Eis, pois, o que diz o Senhor: ‘Vou fazer sair da tua própria casa males contra ti. Tomarei as tuas mulheres diante dos teus olhos e hei-de dá-las a outro, que dormirá com elas à luz do Sol! Pois tu pecaste ocultamente; mas Eu farei o que digo diante de todo o Israel e à luz do dia!’» David disse a Natan: «Pequei contra o Senhor.» Natan respondeu-lhe: «O Senhor perdoou o teu pecado. Não morrerás. Todavia, como ofendeste gravemente o Senhor com a acção que fizeste, morrerá certamente o filho que te nasceu.» E Natan voltou para sua casa.
O Senhor feriu o menino que a mulher de Urias havia dado a David com uma doença grave.

David orou a Deus pelo menino; jejuou e passou a noite prostrado por terra.

Os anciãos da sua casa, de pé junto dele, pediam-lhe que se levantasse do chão, mas ele não o quis fazer nem tomar com eles alimento algum.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Senhor envia Natã a David para lhe denunciar o pecado e levá-lo ao arrependimento. É o papel confiado à pregação dos profetas: o orgulho ofusca e não deixa ver até mesmo o pecado mais evidente em que se caiu. Precisamos que a Palavra de Deus nos mostre o pecado e ilumine o coração no caminho da conversão. Não é suficiente uma simples denúncia. Com efeito, o Senhor não deseja a morte do pecador, mas que ele se converta e viva. Natã, querendo fazer compreender a David o abismo em que tinha caído, conta-lhe a parábola de um rico proprietário que rouba ao pobre a única ovelha que ele tinha. David reage violentamente e emite imediatamente a sentença declarando que aquele que tinha realizado um delito do género deveria restituir quanto indicado pela Lei (v. 5), isto é, o quádruplo (cf. Ex 21, 37) ou o sêxtuplo (Pr 6, 31) e, a mais, merecia a morte (v. 6). Maravilha que David não se reconheça na figura do prevaricador. O orgulho não deixa ver. Precisamos de alguém que nos explique a Palavra de Deus. De facto, David não compreendeu o seu pecado até ao momento em que Natã lho declarou claramente: "Pois, esse homem és tu mesmo" (v. 7). Não basta escutar a Palavra de Deus uma vez por todas, precisamos de A escutar frequentemente e que nos seja explicada pelo profeta. Natã explica a David o significado da parábola: mas antes disso, enumera a David as dádivas que Deus lhe tinha concedido (vv. 7-8) e, depois, faz-lhe entender como ele tinha "desprezado a Palavra do Senhor", praticando o mal (v. 9). As palavras de Natã surtiram imediatamente o seu efeito medicinal: David nem sequer se tenta justificar. Acolhe o julgamento da Palavra de Deus, reconhece o seu pecado e diz: "Pequei contra o Senhor" (v. 13). Diante do profeta, David confessa o seu pecado. E o Senhor, através de Natã, perdoa-lhe. João Crisóstomo comenta: "Considera que Deus é lento em castigar, rápido em salvar". O texto anota que "Natã voltou para casa" (v. 15) e David ficou sozinho diante de Deus. E a tradição de Israel coloca na boca de David o Salmo 50, o mais conhecido e mais vibrante dos sete salmos penitenciais.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO