ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração do Dia do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração do Dia do Senhor

VI do tempo comum
Memória de Onésimo, escravo de Filémon, irmão na fé do apóstolo Paulo.
Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração do Dia do Senhor
Domingo, 16 de Fevereiro

VI do tempo comum
Memória de Onésimo, escravo de Filémon, irmão na fé do apóstolo Paulo.


Primeira Leitura

Ben Sira 15,15-20

Se quiseres, observarás os mandamentos;
ser-lhes fiel será questão da tua boa vontade.

Ele pôs diante de ti o fogo e a água;
estende a mão para o que quiseres.

Diante do homem estão a vida e a morte;
o que ele escolher, isso lhe será dado,

pois é grande a sabedoria do Senhor.
Ele é forte e poderoso e vê todas as coisas.

Os olhos do Senhor estão sobre os que o temem,
Ele conhece as acções de cada homem.

A ninguém Ele deu ordem para fazer o mal,
e a ninguém deu permissão de pecar.


Salmo responsorial

Salmo non trovato : /home/segidio/www/2018.santegidio.org/pt/preghiera/salmi/118.htm

Segunda Leitura

I Coríntios 2,6-10

E, no entanto, é de sabedoria que nós falamos entre os perfeitos; sabedoria que não é deste mundo, nem dos chefes deste mundo, votados à destruição. Ensinamos a sabedoria de Deus, mistério que permaneceu oculto e que Deus, antes dos séculos, predestinou para nossa glória. Nenhum dos chefes deste mundo a conheceu, pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória. Mas, como está escrito:
O que os olhos não viram,
os ouvidos não ouviram,
o coração do homem não pressentiu,
isso Deus preparou para aqueles que o amam.

A nós, porém, Deus o revelou por meio do Espírito. Pois o Espírito tudo penetra, até as profundidades de Deus.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 5,17-37

«Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas. Não vim revogá-los, mas levá-los à perfeição. Porque em verdade vos digo: Até que passem o céu e a terra, não passará um só jota ou um só ápice da Lei, sem que tudo se cumpra. Portanto, se alguém violar um destes preceitos mais pequenos, e ensinar assim aos homens, será o menor no Reino do Céu. Mas aquele que os praticar e ensinar, esse será grande no Reino do Céu. Porque Eu vos digo: Se a vossa justiça não superar a dos doutores da Lei e dos fariseus, não entrareis no Reino do Céu.» «Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás. Aquele que matar terá de responder em juízo. Eu, porém, digo-vos: Quem se irritar contra o seu irmão será réu perante o tribunal; quem lhe chamar ‘imbecil’ será réu diante do Conselho; e quem lhe chamar ‘louco’ será réu da Geena do fogo. Se fores, portanto, apresentar uma oferta sobre o altar e ali te recordares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa lá a tua oferta diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão; depois, volta para apresentar a tua oferta. Com o teu adversário mostra-te conciliador, enquanto caminhardes juntos, para não acontecer que ele te entregue ao juiz e este à guarda e te mandem para a prisão. Em verdade te digo: Não sairás de lá até que pagues o último centavo.» «Ouvistes o que foi dito: Não cometerás adultério. Eu, porém, digo-vos que todo aquele que olhar para uma mulher, desejando-a, já cometeu adultério com ela no seu coração. Portanto, se a tua vista direita for para ti origem de pecado, arranca-a e lança-a fora, pois é melhor perder-se um dos teus órgãos do que todo o teu corpo ser lançado à Geena. E se a tua mão direita for para ti origem de pecado, corta-a e lança-a fora, porque é melhor perder-se um só dos teus membros do que todo o teu corpo ser lançado à Geena.» «Também foi dito: Aquele que se divorciar da sua mulher, dê-lhe documento de divórcio. Eu, porém, digo-vos: Aquele que se divorciar da sua mulher - excepto em caso de união ilegal - expõe-na a adultério, e quem casar com a divorciada comete adultério.» «Do mesmo modo, ouvistes o que foi dito aos antigos: Não perjurarás, mas cumprirás diante do Senhor os teus juramentos. Eu, porém, digo-vos: Não jureis de maneira nenhuma: nem pelo Céu, que é o trono de Deus, nem pela Terra, que é o estrado dos seus pés, nem por Jerusalém, que é a cidade do grande Rei. Não jures pela tua cabeça, porque não tens poder de tornar um só dos teus cabelos branco ou preto. Seja este o vosso modo de falar: Sim, sim; não, não. Tudo o que for além disto procede do espírito do mal.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

O trecho do Evangelho de Mateus que nos é anunciado neste domingo, continua a leitura do sermão da montanha com a secção chamada "Sermão das antíteses", onde se levanta o decisivo problema da relação entre Jesus e a Lei, entre o Evangelho e as normas éticas. Jesus fala de uma justiça diferente que se relaciona directamente com a acção de Deus que não é um impassível calculador que pondera o dar e o haver, as culpas e os méritos. Deus age com um coração grande e misericordioso, que vai para além de qualquer limite, mesmo o da Lei. O problema não está na relação entre preceito e cumprimento, mas entre amor e indiferença, entre paixão e frieza. Com efeito, não está em causa o simples cumprimento das leis, obviamente necessário, mas a edificação de uma vida comum cuja lei fundamental é o amor recíproco. Daqui a primeira antítese: "Ouvistes o que foi dito aos antigos: Não matarás; quem matar será condenado pelo tribunal. Eu, porém, digo-vos: todo aquele que fica com raiva do seu irmão, torna-se réu perante o tribunal". Não é uma nova casuística (com as outras duas escansões: quem diz imbecil ou idiota ao próprio irmão) ou de uma nova praxe jurídica, provavelmente mais severa da precedente, mas de um novo modo de entender e de praticar o mandamento "não matarás". Estão em causa os laços entre nós. Os laços de amor entre nós são tão importantes que chegam a decidir o destino definitivo: o amor recíproco é o cumprimento da Lei. Devemos passar do preceito na negativa para a afirmação da primazia do amor. E não é apenas uma prática moral, é a substância da vida e também do culto a Deus. Tanto é que Jesus chega a dizer: "Portanto, se fores até ao altar para levares a tua oferta, e aí te lembrares de que o teu irmão tem alguma coisa contra ti, deixa a oferta aí diante do altar e vai primeiro fazer as pazes com o teu irmão; depois, volta para apresentar a oferta". A "misericórdia" vale bem mais do que o "sacrifício". O culto, entendido como relação com Deus, não pode prescindir de um relacionamento humanamente sério e amigável entre os homens. É neste contexto que deve ser entendida também a seguinte afirmação: "Ouvistes o que foi dito: não cometerás adultério;... todo aquele que olha para uma mulher e deseja possuí-la, já cometeu adultério com ela no coração".
A seguir, vem a questão do juramento: "Ouvistes também o que foi dito aos antigos: Não jurarás falso... Eu, porém, digo-vos: não jureis de modo algum". A proposta evangélica exclui qualquer forma de juramento na sua dúplice valência, religiosa e social. O juramento é visto como um abuso da autoridade de Deus, chamado a cobrir a falta de verdade das palavras e dos compromissos humanos. Jesus diz: "Diz apenas: sim quando é sim e não, quando é não; o que disseres para além disto vem do Maligno". Jesus acredita deveras na palavra dos homens. E, nesta confiança, encontra-se toda a novidade e a força do Evangelho de Jesus. Quem chegou a ousar pronunciar palavras como estas? O apóstolo Paulo afirma que se trata de uma "sabedoria que não foi dada por este mundo" e acrescenta: "O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram e o coração do homem não percebeu, foi isso que Deus preparou para aqueles que O amam. Deus, porém, revelou-o a nós pelo Espírito" (1Cor 2, 9). É a entrega aos crentes de uma nova "lei", não feita por normas ou por disposições jurídicas, mas por um coração novo, por um espírito novo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO