ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de São Paulo VI, papa, falecido em 1978. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 29 de Maio

Memória de São Paulo VI, papa, falecido em 1978.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Actos dos Apóstolos 25,13-21

Alguns dias mais tarde, o rei Agripa e Berenice chegaram a Cesareia e foram apresentar cumprimentos a Festo. Como se demorassem vários dias, Festo expôs ao rei o caso de Paulo, dizendo: «Está aqui um homem que Félix deixou preso, e contra o qual, estando eu em Jerusalém, os sumos sacerdotes e os anciãos dos judeus apresentaram queixa, pedindo a sua condenação. Respondi-lhes que não era costume dos romanos conceder a entrega de homem algum, antes de o acusado ter os acusadores na sua frente e dispor da possibilidade de se defender da acusação. Vieram, pois, comigo e, sem mais demoras, sentei-me, no dia seguinte, no tribunal e mandei comparecer o homem. Postos em frente dele, os acusadores não alegaram nenhum dos crimes que eu pudesse suspeitar; só tinham com ele discussões acerca da sua religião e de um certo Jesus, que morreu e Paulo afirma estar vivo. Quanto a mim, embaraçado perante um debate deste género, perguntei-lhe se queria ir a Jerusalém, a fim de lá ser julgado sobre o assunto. Mas Paulo apelou para que a sua causa fosse reservada à decisão de Augusto e eu ordenei que o mantivessem preso até o enviar a César.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Lucas coloca aqui, quase como um entremeio, o encontro com o rei Agripa II e sua irmã Berenice que foram a Cesareia para cumprimentar Festo, procurador de Roma. Festo sintetiza o processo a Agripa. Com acuidade, o procurador vai imediatamente ao cerne do problema: Paulo, o acusado, afirma que um certo Jesus que os hebreus dizem ter morrido está, pelo contrário, vivo. Devemos dizer que era precisamente este o foco da pregação do apóstolo, aliás como emerge do complexo das suas cartas: a morte e a ressurreição de Jesus são o cerne do Evangelho de Paulo. Este anúncio era totalmente novo: com a ressurreição de Jesus, a vida dos homens deixou de ser limitada ao horizonte terreno, mas abria-se a um novo, impensado e provavelmente impensável, horizonte. É a maior dádiva que Deus pôde dar à humanidade. Tanto é verdade que na noite do Sábado Santo, a Igreja canta "feliz culpa", a de Adão que permitiu a vinda do Salvador. Paulo, para anunciar esta esperança, fulcro do Evangelho de Jesus Cristo, afrontou dificuldades e perigos de todo o tipo e, agora, também um longo processo. Ele encontra-se na lista dos primeiros discípulos que deram a própria vida para testemunhar a ressurreição do Senhor. Muitos outros, ao longo dos séculos, seguiram este mesmo caminho. Estes nossos irmãos e irmãs estão todos diante de nós para nos indicarem a preciosidade e a força do amor de Cristo que leva a dar a própria vida pelo Senhor e pelos irmãos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO