ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 20 de Outubro


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Efésios 2,12-22

lembrai-vos de que nesse tempo estáveis sem Cristo, excluídos da cidadania de Israel e estranhos às alianças da promessa, sem esperança e sem Deus no mundo. Mas em Cristo Jesus, vós, que outrora estáveis longe, agora, estais perto, pelo sangue de Cristo. Com efeito, Ele é a nossa paz, Ele que, dos dois povos, fez um só e destruiu o muro de separação, a inimizade: na sua carne, anulou a lei, que contém os mandamentos em forma de prescrições, para, a partir do judeu e do pagão, criar em si próprio um só homem novo, fazendo a paz, e para os reconciliar com Deus, num só Corpo, por meio da cruz, matando assim a inimizade. E, na sua vinda, anunciou a paz a vós que estáveis longe e paz àqueles que estavam perto. Porque, é por Ele que uns e outros, num só Espírito, temos acesso ao Pai. Portanto, já não sois estrangeiros nem imigrantes, mas sois concidadãos dos santos e membros da casa de Deus, edificados sobre o alicerce dos Apóstolos e dos Profetas, tendo por pedra angular o próprio Cristo Jesus. É nele que toda a construção, bem ajustada, cresce para formar um templo santo, no Senhor. É nele que também vós sois integrados na construção, para formardes uma habitação de Deus, pelo Espírito.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O apóstolo deseja fazer compreender a obra extraordinária de Jesus que abate o muro que dividia uns dos outros e a consequente unidade que se criou. É bom que os pagãos recordem a própria condição anterior, isto é, o facto que estavam longe de Deus, fora da Sua revelação. As palavras do apóstolo, ainda que referidas a uma situação específica da altura, também podem ser aplicadas a nós quando estávamos (ou continuamos a estar) longe de Deus, fora da comunhão com Ele. E são palavras verdadeiras ainda para os dias de hoje quando as divisões da Igreja prevalecem sobre a comunhão e sobre a missão de proclamar o Evangelho: quantas divisões existem ainda hoje entre os cristãos! E também podemos alargar o olhar para toda a família humana: quantos conflitos entre os povos da Terra! Como crentes, não nos podemos resignar às divisões, correndo assim o risco de nos tornarmos cúmplices. Somos chamados a agir para restaurar a fraternidade entre todos, desejada por Deus. Jesus é a paz. Por isso age para a plena comunhão entre os homens. A paz não é nem um sentimento de bem-estar pessoal e muito menos a simples falta de guerra. A paz é plenitude de comunhão, é efectiva fraternidade. Para a tornar possível, Jesus entrou no âmago do conflito até sofrer a morte. Com a cruz abateu o muro do egoísmo que divide os homens e reuniu todos no amor, realizando o "homem novo", o homem em cujo coração habita toda a humanidade. De facto, no coração do crente, supera-se qualquer divisão, qualquer barreira, qualquer fronteira; para o discípulo de Jesus, não há inimigos a combater, mas só irmãos e irmãs a amar. É deste amor "crucificado" que nasce a Igreja como comunhão de irmãos e de irmãs. Da Cruz nasceu uma nova fraternidade na Terra: a comunidade dos crentes. A ela é confiado o papel da reconciliação onde quer que haja divisão e separação.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO