ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 22 de Outubro

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

Efésios 3,14-21

É por isso que eu dobro os joelhos diante do Pai, do qual recebe o nome toda a família, nos céus e na terra: que Ele vos conceda, de acordo com a riqueza da sua glória, que sejais cheios de força, pelo seu Espírito, para que se robusteça em vós o homem interior; que Cristo, pela fé, habite nos vossos corações; que estejais enraizados e alicerçados no amor, para terdes a capacidade de apreender, com todos os santos, qual a largura, o comprimento, a altura e a profundidade... a capacidade de conhecer o amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, para que sejais repletos, até receberdes toda a plenitude de Deus. Àquele que pode fazer imensamente mais do que pedimos ou imaginamos, de acordo com o poder que eficazmente exerce em nós, a Ele a glória, na Igreja e em Cristo Jesus, em todas as gerações, pelos séculos dos séculos! Ámen.


 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Perante a revelação da incalculável riqueza de Cristo, Paulo "dobra os joelhos diante do Pai" e reza pelos efésios. Pede a Deus que o Espírito os fortaleça robustecendo-lhes o homem interior. O Espírito é a força de Deus que actua no profundo do coração, lugar das escolhas, das decisões, dos pensamentos. Na verdade, é no coração que inicia a mudança, e é aqui que Cristo desce com a Sua Palavra e a Sua graça. A presença de Cristo abre o coração e a mente à comunhão com os irmãos e as irmãs. O mistério de Deus pode ser compreendido só no amor, só numa vida de discipulado e de testemunho vivida na comunidade, "juntamente com os cristãos". O conhecimento do mistério (incluída a escuta da Palavra) possui uma dimensão eclesiástica que não pode ser eliminada: partilham-se as mesmas verdades e, sobretudo, faz-se experiência juntos. No amor recíproco, o irmão torna-se mediador do próprio conhecimento de Cristo. É na fraternidade que o Espírito age para o nosso crescimento interior. Eis porque é que a vida comum com os irmãos é indispensável para conhecer Cristo. A oração de Paulo pelos efésios culmina num último pedido: que fiquem repletos de toda a plenitude de Deus. O apóstolo conclui com um louvor: a unidade da humanidade é a glória de Deus, a revelação do Seu amor que será sempre superabundante, acima de qualquer nossa compreensão e para além das nossas expectativas. A Ele, portanto, a glória "na Igreja e em Jesus Cristo".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO