ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias

Oração com Maria, Mãe do Senhor

Memória do Bem-aventurado (São) Frei Charles de Jesus (Charles de Foucauld), "irmão universal", morto em 1916 no deserto argelino onde vivia em oração e em fraternidade com o povo tuaregue. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 1 de Dezembro

Memória do Bem-aventurado (São) Frei Charles de Jesus (Charles de Foucauld), "irmão universal", morto em 1916 no deserto argelino onde vivia em oração e em fraternidade com o povo tuaregue.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 10,21-24

Nesse mesmo instante, Jesus estremeceu de alegria sob a acção do Espírito Santo e disse: «Bendigo-te, ó Pai, Senhor do Céu e da Terra, porque escondeste estas coisas aos sábios e aos inteligentes e as revelaste aos pequeninos. Sim, Pai, porque assim foi do teu agrado. Tudo me foi entregue por meu Pai; e ninguém conhece quem é o Filho senão o Pai, nem quem é o Pai senão o Filho e aquele a quem o Filho houver por bem revelar-lho.» Voltando-se, depois, para os discípulos, disse-lhes em particular: «Felizes os olhos que vêem o que estais a ver. Porque - digo-vos - muitos profetas e reis quiseram ver o que vedes e não o viram, ouvir o que ouvis e não o ouviram!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

Os setenta e dois discípulos enviados por Jesus em missão tinham experimentado a força do Evangelho para transformarem a própria vida e a do mundo à sua volta. Depois de terem regressado, contam a Jesus a extraordinária experiência que tiveram como missionários. Estavam cheios de alegria pelos prodígios que puderam fazer. Também Jesus exulta "de alegria no Espírito Santo". É a alegria de ver o Evangelho a dar os primeiros frutos graças aos Seus discípulos que Ele tinha chamado para que participassem na Sua obra, no Seu sonho: isto é, libertar os homens e as mulheres do poder do mal. Pouco antes diz-lhes: "Eu vi Satanás cair do céu como um relâmpago" (18). Jesus, comovido pelo que aconteceu, ergue os olhos ao Céu e dá graças ao Pai porque preferiu confiar o Seu projecto de amor àqueles discípulos que se entregaram a Ele. A fé consiste em viver com Jesus o Seu próprio sonho e ter o poder para o realizar. É o sonho do Pai. Com efeito, Jesus explica àqueles discípulos que "ninguém conhece quem é o Filho, a não ser o Pai, e ninguém conhece quem é o Pai a não ser o Filho e aquele a quem o Filho O quiser revelar". Na familiaridade com Jesus e com o Pai está toda a alegria dos discípulos. E Jesus chama-os "felizes" porque podem participar na Sua própria missão, porque entram no cerne da nova história que Deus está a começar entre os homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO