ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 17 de Abril


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 6,16-21

Ao cair da tarde, os seus discípulos desceram até ao lago e, subindo para um barco, foram atravessando o lago em direcção a Cafarnaúm. Já tinha escurecido e Jesus ainda não fora ter com eles. Soprando uma forte ventania, o lago começou a agitar-se. Depois de terem remado mais ou menos uma légua, avistaram Jesus que se aproximava do barco, caminhando sobre o lago, e tiveram medo. Mas Ele disse-lhes: «Sou Eu, não tenhais medo!» Quiseram recebê-lo logo no barco, e o barco chegou imediatamente à terra para onde iam.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Depois da multiplicação dos pães, Jesus, vendo que a multidão O queria proclamar rei, retirou-Se sozinho para a montanha. Os discípulos, tendo ficado sós, entraram na barca e dirigiram-se para Cafarnaum. Regressam para casa. Era noite, anota o evangelista. Não tanto pela hora, quanto pela ausência de Jesus. E, ainda por cima, o lago está agitado. É uma cena que simboliza as incontáveis tempestades que surgem na vida de todos nós. E que nos encontram sempre amedrontados e assustados. O sofrimento perturba-nos, os desastres naturais deixam-nos sem palavras, como aconteceu com a recente pandemia. Às vezes, o abismo do mal que parece apoderar-se dos homens amedronta-nos ao ponto de duvidarmos e ficarmos com poucas esperanças no nosso futuro e no do mundo. Na verdade, Jesus não está longe, mesmo nos momentos mais difíceis, mais dramáticos. Ainda hoje, Jesus continua a "caminhar" sobre as águas tempestuosas da história dos homens entre as ondas e as dúvidas que nos acometem e que também tornam a vida triste e difícil. Na verdade, somos nós que nos esquecemos d'Ele, ou pior, que fugimos d'Ele, como aconteceu com os apóstolos naquela noite. Escreve o evangelista que eles "viram Jesus a andar sobre as águas e a aproximar-Se da barca e ficaram com medo". Quantas vezes, também nós, em vez de nos deixarmos consolar e tranquilizar pelo Evangelho e pelos irmãos, preferimos ficar sozinhos com os nossos medos! De resto, o medo é um sentimento tão natural e espontâneo que nos parece "nosso" mais ainda do que a proximidade do Senhor. A verdade, e ainda bem, é outra: o amor de Jesus por nós é bem mais firme do que os nossos medos. Apesar de preferirmos ficar agarrados à barca das nossas seguranças ilusórias, acreditando orgulhosamente que sozinhos podemos dominar qualquer tempestade da vida, Jesus aproxima-Se e também nos diz: "Coragem. Sou Eu. Não temais". São as boas palavras que Jesus continua a repetir aos Seus discípulos, sempre que o Evangelho é anunciado. A segurança do discípulo não se baseia na sua própria força ou na sua experiência, mas sim em se entregar ao Senhor. É o Senhor que vem em nosso socorro, que sobe na nossa barca e nos conduz a um porto seguro.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO