ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Memória de Santo Anselmo (†1109), monge beneditino e bispo de Canterbury; suportou o exílio por amor à Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 21 de Abril

Memória de Santo Anselmo (†1109), monge beneditino e bispo de Canterbury; suportou o exílio por amor à Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 6,35-40

Respondeu-lhes Jesus:
«Eu sou o pão da vida. Quem vem a mim não mais terá fome e quem crê em mim jamais terá sede.

Mas já vo-lo disse: vós vistes-me e não credes. Todos os que o Pai me dá virão a mim; e quem vier a mim Eu não o rejeitarei, porque desci do Céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. E a vontade daquele que me enviou é esta: que Eu não perca nenhum daqueles que Ele me deu, mas o ressuscite no último dia. Esta é, pois, a vontade do meu Pai: que todo aquele que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna; e Eu o ressuscitarei no último dia.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

"Eu sou o pão da vida; quem vem a Mim nunca mais terá fome, e quem acredita em Mim nunca mais terá sede". Finalmente cumpria-se a promessa de Deus. Jesus respondia também à fome de salvação escondida no coração dos homens: fome no sentido de uma vida que não termina com a morte e que leva à plena felicidade. Jesus era a resposta vinda do Céu e todos podiam acolhê-la e fazê-la própria. Jesus anota com amargura que muitos, apesar de verem os sinais que fazia não acolhiam a Sua Palavra. E volta a dar a Sua plena disponibilidade em acolher qualquer pessoa: "Eu nunca rejeitarei aquele que vem a Mim". Todo aquele que se aproximava de Jesus era acolhido: bastava bater à porta, para ter resposta. Por acaso, já não tinha dito noutras ocasiões, às multidões que O seguiam: "Vinde a Mim, todos os que estais cansados de carregar o peso do vosso fardo e Eu vos darei descanso"? De resto, tinha descido do Céu justamente para isso: isto é, para fazer a vontade do Pai que O tinha enviado. E a vontade do Pai era clara: não perder nenhum dos que Ele Lhe tinha confiado. O compromisso de salvar todos sem perder ninguém, é a lida contínua do Senhor Jesus. É o Seu verdadeiro e único "programa" pastoral que está evidente e claro na parábola da ovelha perdida. Jesus deseja descrever não só a Sua paixão por apenas uma só ovelha, mas também demonstrar a Sua disponibilidade em correr riscos e a percorrer caminhos acidentados só para salvar aquele que se perdeu. Esta é a preocupação constante de Jesus. E deseja que seja a da Igreja e dos Seus discípulos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO