ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Igreja
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Igreja

O povo cigano, mesmo o de fé muçulmana, festeja São Jorge (†303 ca.) que morreu mártir para libertar a Igreja. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Igreja
Quinta-feira, 6 de Maio

O povo cigano, mesmo o de fé muçulmana, festeja São Jorge (†303 ca.) que morreu mártir para libertar a Igreja.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eu sou o Bom Pastor,
minha voz as ovelhas escutam,
E serão um só rebanho e um só Pastor.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,9-11

«Assim como o Pai me tem amor, assim Eu vos amo a vós. Permanecei no meu amor. Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, assim como Eu, que tenho guardado os mandamentos do meu Pai, também permaneço no seu amor. Manifestei-vos estas coisas, para que esteja em vós a minha alegria, e a vossa alegria seja completa.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eu vos dou um mandamento novo:
amai-vos uns aos outros!

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, continuando o discurso aos discípulos, confessa abertamente a natureza do Seu amor: "Assim como meu Pai Me amou, Eu também vos amei". Jesus não Se sente diminuído ao dizer que o próprio amor pelos discípulos é fruto de um amor maior. Obcecados pelo nosso protagonismo e, portanto, pela necessidade de parecermos originais e de não dependermos de ninguém, envergonhamo-nos em admitir que a nossa felicidade depende do amor de uma outra pessoa maior do que nós. É o fruto amargo de um individualismo que está a poluir toda a cultura e cujo fruto é o desmoronamento da comunhão, o enfraquecimento da solidariedade. A independência dos outros não leva ao amor, antes pelo contrário, à solidão. A solidão é um vírus perigosíssimo que provoca uma terrível pandemia: entristece a alma, resseca o coração, enfraquece os braços, torna incapazes de amar. Se permanecermos no amor de Jesus, redescobrimos o gosto do amor recíproco e o sonho da fraternidade universal que Deus depôs no coração de todos os homens e que Jesus repropôs como destino comum de todos os povos da Terra. Acolher este sonho de Deus sobre o mundo é a substância da nossa vida e da nossa alegria. Daqui a urgência de envolver nesta revolução da fraternidade todos os que foram marginalizados, todos os que foram excluídos. A alegria completa prometida por Jesus não é dada pelas pequenas e passageiras satisfações individuais, mas pela participação no grande projecto de Deus sobre o mundo. A verdadeira alegria consiste em amar Jesus tal como Ele nos amou, tornando-nos Seus irmãos no grande projecto da salvação do mundo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO