ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II, durante o Grande Jubileu de 2000, no Coliseu de Roma juntamente com os representantes das Igrejas cristãs. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 7 de Maio

Recordação da oração pelos novos mártires de Novecentos, presidida por João Paulo II, durante o Grande Jubileu de 2000, no Coliseu de Roma juntamente com os representantes das Igrejas cristãs.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,12-17

É este o meu mandamento: que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei. Ninguém tem mais amor do que quem dá a vida pelos seus amigos. Vós sois meus amigos, se fizerdes o que Eu vos mando. Já não vos chamo servos, visto que um servo não está ao corrente do que faz o seu senhor; mas a vós chamei-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi ao meu Pai. Não fostes vós que me escolhes-tes; fui Eu que vos escolhi a vós e vos destinei a ir e a dar fruto, e fruto que permaneça; e assim, tudo o que pedirdes ao Pai em meu nome Ele vo-lo concederá. É isto o que vos mando: que vos ameis uns aos outros.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

"O meu mandamento é este: amai-vos uns aos outros como Eu vos amei". Jesus não pede simplesmente para nos amarmos uns aos outros, mas acrescenta a medida que este amor recíproco deve ter: "como Eu vos amei". De resto, já na alegoria da videira podia deduzir-se a qualidade do amor evangélico: a linfa que a videira propaga no ramo é, precisamente, o amor de Jesus. Portanto, o amor dos discípulos não é um amor qualquer, não provém deles mesmos, das próprias tradições, do próprio carácter, da própria educação. O amor evangélico é uma dádiva que se recebe de Jesus. É o ágape, isto é, o amor de Deus que é derramado nos nossos corações. Trata-se de um amor totalmente gratuito que se esquece de si mesmo e que chega a dar a própria vida pelos outros. Foi assim que Jesus amou. Jesus explica esta nova relação com a dimensão da amizade. Já Abraão foi chamado por Deus Seu "amigo" e não Seu empregado, porque Deus não lhe escondeu nada. Também Jesus não tem empregados, mas só amigos. Para Jesus, a palavra "amigo" é uma palavra comprometedora para a Sua própria vida. Ele sente amizade por todos, até mesmo por Judas que está para O trair. E se quisermos atribuir-Lhe uma preferência nesta amizade divina, é a que Deus tem pelos mais fracos, pelos pobres, pelos pecadores e pelos excluídos. É uma preferência que deveremos viver todos e que na Igreja deveria manifestar-se mais claramente. O amor preferencial pelos pobres é a marca que identifica a qualidade divina do amor. É a profecia que os cristãos são chamados a testemunhar neste tempo.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO