ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias

Oração da vigília

Recordação de Maria Virgem venerada como Nossa Senhora de Luján na Argentina. Memória dos bem-aventurados mártires da Argélia. Entre eles, recordamos o padre Christian de Chergé, prior do mosteiro trapista de Notre Dame de l'Atlas, em Tibihirine na Argélia, raptado e morto em 1996 pelos terroristas, juntamente com os seus confrades. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 8 de Maio

Recordação de Maria Virgem venerada como Nossa Senhora de Luján na Argentina. Memória dos bem-aventurados mártires da Argélia. Entre eles, recordamos o padre Christian de Chergé, prior do mosteiro trapista de Notre Dame de l'Atlas, em Tibihirine na Argélia, raptado e morto em 1996 pelos terroristas, juntamente com os seus confrades.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,18-21

«Se o mundo vos odeia, reparai que, antes que a vós, me odiou a mim. Se viésseis do mundo, o mundo amaria o que é seu; mas, como não vindes do mundo, pois fui Eu que vos escolhi do meio do mundo, por isso é que o mundo vos odeia. Lembrai-vos da palavra que vos disse: o servo não é mais que o seu senhor. Se me perseguiram a mim, também vos hão-de perseguir a vós. Se cumpriram a minha palavra, também hão-de cumprir a vossa. Mas tudo isto vos farão por causa de mim, porque não reconhecem aquele que me enviou.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus, depois de ter falado da íntima relação de amor que intercorre entre Ele e os discípulos, passa a falar do ódio que os discípulos serão objecto por parte das forças do mal por causa do Seu Nome. Há uma radical inconciliabilidade entre o amor gratuito, próprio do discípulo de Jesus, e a lógica mundana que procura açambarcar para si, tirar proveito para o próprio interesse. Isso não significa que é necessário alhear-se da sociedade em que vivemos. Antes pelo contrário, somos chamados a ser fermento de amor e de paz entre os homens. A Carta a Diogneto, um antigo texto cristão, escreve que os cristãos estão no mundo mas como que forasteiros à sua lógica individualista; eles habitam a cidade do homem, mas são peregrinos que caminham em direcção da cidade do Céu. O mundo não suporta esta contradição. E Jesus adverte os discípulos: "Se o mundo vos odiar, sabei que Me odiou primeiro a Mim". O ódio pelos cristãos não é, portanto, uma coisa passageira. Faz parte da experiência cristã precisamente porque o ódio faz parte da vida subjugada pelo mal. Inácio de Antioquia que tinha compreendido bem isso quando estava a ser transportado prisioneiro para Roma, onde iria receber o martírio, escreve aos romanos: "O cristianismo não é o resultado de persuasão, mas grandeza, justamente quando odiado pelo mundo". Podemos dizer: o ódio faz parte da vida do mundo, o amor, da vida cristã. Há uma luta sem quartel entre o Ódio e o Amor. Dá um grande testemunho disso a longuíssima fileira de mártires que enriquece vinte e um séculos ininterruptos de história cristã. Jesus é claro: "Se Me perseguiram a Mim, perseguir-vos-ão também a vós". E acrescenta: "O servo não é maior do que o senhor". O discípulo, vivendo o amor de Jesus, representa uma contínua contestação ao mundo que permanece escravo do príncipe do mal. É por isso que o mundo odeia os discípulos: não lhe pertencem.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO