ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 10 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São João 15,26-16,4

«Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, que procede do Pai, e que Eu vos hei-de enviar da parte do Pai, Ele dará testemunho a meu favor. E vós também haveis de dar testemunho, porque estais comigo desde o princípio.»


«Dei-vos a conhecer estas coisas para não vos perturbardes. Sereis expulsos das sinagogas; há-de chegar mesmo a hora em que quem vos matar julgará que presta um serviço a Deus! E farão isto por não terem conhecido o Pai nem a mim. Deixo-vos ditas estas coisas, para que, quando chegar a hora, vos lembreis de que Eu vo-las tinha dito. Não vo-las disse, porém, desde o princípio, porque Eu estava convosco.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus acabou de advertir os discípulos que o "mundo" os odiará e perseguirá por causa do Seu Nome (Jo 15, 18-25). Mas deseja tranquilizá-los dizendo-lhes que não os deixará sozinhos a enfrentar as oposições e os tribunais. Acompanhá-los-á apoiando-os para que perseverem no amor recíproco e no testemunho do Evangelho até aos confins da Terra. E isso manter-se-á mesmo depois da Sua ascensão ao Céu. E diz-lhes: "O Advogado, que vos mandarei de junto do Pai, é o Espírito da Verdade que procede do Pai. Quando vier, dará testemunho de Mim". Isso faz-nos pensar na história da Igreja do fim do primeiro século, com a comunidade de João perseguida tanto pelas autoridades hebraicas como pelas do império romano: "Expulsar-vos-ão das sinagogas; e vai chegar a hora em que alguém, ao matar-vos, pensará prestar um serviço a Deus". É um evento triste que se repete de tempos a tempos até aos nossos dias. E, é particularmente exemplificativa através dos muitos mártires cristãos deste tempo por parte de fundamentalistas que matam no próprio nome de Deus. O Espírito Santo que o Filho transmite do Pai aos Seus discípulos é a força que sustém a Igreja. É uma força espiritual que reúne os discípulos, que os une entre si, que os torna bondosos e fortes e os envia para todo o mundo para darem testemunho do amor de Deus que salva do mal e que liberta de qualquer escravidão. Por isso, deverá enfrentar sempre a oposição, mesmo a violenta, de quem deseja que a divisão reine entre os homens. O Senhor não abandona os Seus ao próprio destino. Fica a grande responsabilidade dos discípulos: anunciar o Evangelho do amor a este nosso mundo para que se afaste do mal. Aos discípulos é pedido que ofereçam a própria vida para esta missão que só eles podem realizar. Não na solidão da própria fragilidade, mas na força do Espírito que o Pai mandou.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO