ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias

Oração com os santos

Recordação de São Pancrácio (†304), mártir aos catorze anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 12 de Maio

Recordação de São Pancrácio (†304), mártir aos catorze anos por amor do Evangelho. Oração pelas novas gerações, para que encontrem o Evangelho e o Senhor.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 16,12-15

«Tenho ainda muitas coisas a dizer-vos, mas não sois capazes de as compreender por agora. Quando Ele vier, o Espírito da Verdade, há-de guiar-vos para a Verdade completa. Ele não falará por si próprio, mas há-de dar-vos a conhecer quanto ouvir e anunciar-vos o que há-de vir. Ele há-de manifestar a minha glória, porque receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer. Tudo o que o Pai tem é meu; por isso é que Eu disse: ‘Receberá do que é meu e vo-lo dará a conhecer’.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

"Ainda tenho muitas coisas para vos dizer, mas agora não seríeis capazes de as suportar". Não há nenhuma reprovação nestas palavras. Jesus acha que os discípulos ainda não são capazes de suportar todo o peso do Evangelho. Decerto, o Evangelho não precisa de pessoas sábias ou inteligentes; nem Jesus procura poderosos e fortes a quem confiar a Sua missão. Antes pelo contrário, parece que está a fazer precisamente o contrário. Com efeito, a Sua Palavra não é uma doutrina elevada ou uma ideologia complexa que só poucos são capazes de compreender e de aprofundar. Do Seu ensinamento brota uma energia simples e forte que enche o coração de quem o acolhe e lhe transforma a vida. E todos podem acolher e viver o Evangelho. É uma palavra forte, cheia de energia, transbordante de misericórdia. Pede aos discípulos apenas que a deixem agir, que não a entravem, que não levantem obstáculos à sua acção. O Espírito Santo "encaminhar-vos-á para toda a verdade", diz Jesus. Será o próprio Espírito que nos fará descobrir os limites e as banalidades dos nossos restritos horizontes. O Espírito liberta-nos da mesquinhice, do isolamento, da avidez. Se nos deixarmos conduzir pelo Espírito, descobriremos o futuro, no sentido que saberemos sonhar um amanhã diferente para o mundo. O Espírito é fonte de vida e de inspiração. E torna os discípulos artífices do futuro comum a todos os povos que Jesus veio inaugurar na Terra. O padre Aleksandr Men', um padre assassinado em Moscovo em princípios dos anos Noventa, dizia que ainda estamos no início da compreensão do Evangelho, que ainda precisamos de compreender no seu profundo, muitas palavras. E João XXIII, anos antes, ao aproximar-se da morte, dizia: "Não é o Evangelho que muda, somos nós que O compreendemos melhor". É esta a obra do Espírito, ainda hoje e ao longo das gerações.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO