ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Palavra de deus todos os dias

Domingo da Ascensão Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Domingo, 16 de Maio

Domingo da Ascensão


Primeira Leitura

Actos dos Apóstolos 1,1-11

No meu primeiro livro, ó Teófilo, narrei as obras e os ensinamentos de Jesus, desde o princípio até ao dia em que, depois de ter dado, pelo Espírito Santo, as suas instruções aos Apóstolos que escolhera, foi arrebatado ao Céu. A eles também apareceu vivo depois da sua paixão e deu-lhes disso numerosas provas com as suas aparições, durante quarenta dias, e falando-lhes também a respeito do Reino de Deus. No decurso de uma refeição que partilhava com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem lá o Prometido do Pai, «do qual - disse Ele - me ouvistes falar. João baptizava em água, mas, dentro de pouco tempo, vós sereis baptizados no Espírito Santo.» Estavam todos reunidos, quando lhe perguntaram: «Senhor, é agora que vais restaurar o Reino de Israel?» Respondeu-lhes: «Não vos compete saber os tempos nem os momentos que o Pai fixou com a sua autoridade. Mas ides receber uma força, a do Espírito Santo, que descerá sobre vós, e sereis minhas testemunhas em Jerusalém, por toda a Judeia e Samaria e até aos confins do mundo.» Dito isto, elevou-se à vista deles e uma nuvem subtraiu-o a seus olhos. E como estavam com os olhos fixos no céu, para onde Jesus se afastava, surgiram de repente dois homens vestidos de branco, que lhes disseram: «Homens da Galileia, porque estais assim a olhar para o céu? Esse Jesus que vos foi arrebatado para o Céu virá da mesma maneira, como agora o vistes partir para o Céu.»

Salmo responsorial

Salmo 46 (47)

Ao director do coro. Salmo dos filhos de Coré.

Povos todos, batei palmas,
aclamai a Deus com brados de alegria,

porque o Senhor, o Altíssimo, é temível;
Ele é o grande rei de toda a terra.

Ele submeteu os povos ao nosso poder,
pôs as nações a nossos pés.

Para nós escolheu a nossa herança,
a glória de Jacob, seu predilecto.

Deus subiu por entre aclamações,
o Senhor subiu ao som da trombeta.

Cantai a Deus, cantai!
Cantai ao nosso rei, cantai!

Pois Deus é o rei de toda a terra,
cantai-lhe um poema de louvor!

Deus reina sobre as nações,
Deus está sentado no seu trono santo.

Reuniram-se os príncipes dos povos
ao povo do Deus de Abraão.
Pois dependem de Deus os potentados da terra;
Ele está acima de todas as coisas!

Segunda Leitura

Efésios 4,1-13

Eu, o prisioneiro no Senhor, exorto-vos, pois, a que procedais de um modo digno do chamamento que recebestes; com toda a humildade e mansidão, com paciência: suportando-vos uns aos outros no amor, esforçando-vos por manter a unidade do Espírito, mediante o vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, assim como a vossa vocação vos chamou a uma só esperança; um só Senhor, uma só fé,
um só baptismo;

um só Deus e Pai de todos,
que reina sobre todos,
age por todos e permanece em todos.

Mas, a cada um de nós foi dada a graça, segundo a medida do dom de Cristo. Por isso se diz:
Ao subir às alturas,
levou cativos em cativeiro,
deu dádivas aos homens.

Ora, este «subiu» que quer dizer, senão que também desceu às regiões inferiores da terra? Aquele que desceu é precisamente o mesmo que subiu muito acima de todos os céus, a fim de encher o universo. E foi Ele que a alguns constituiu como Apóstolos, Profetas, Evangelistas, Pastores e Mestres, em ordem a preparar os santos para uma actividade de serviço, para a construção do Corpo de Cristo, até que cheguemos todos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao homem adulto, à medida completa da plenitude de Cristo.

Leitura do Evangelho

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

São Marcos 16,15-20

E disse-lhes: «Ide pelo mundo inteiro, proclamai o Evangelho a toda a criatura. Quem acreditar e for baptizado será salvo; mas, quem não acreditar será condenado. Estes sinais acompanharão aqueles que acreditarem: em meu nome expulsarão demónios, falarão línguas novas, apanharão serpentes com as mãos e, se beberem algum veneno mortal, não sofrerão nenhum mal; hão-de impor as mãos aos doentes e eles ficarão curados.» Então, o Senhor Jesus, depois de lhes ter falado, foi arrebatado ao Céu e sentou-se à direita de Deus. Eles, partindo, foram pregar por toda a parte; o Senhor cooperava com eles, confirmando a Palavra com os sinais que a acompanhavam.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Ontem fui sepultado com Cristo,
hoje ressuscito convosco que ressuscitastes;
convosco fui crucificado,
recordai-vos de mim, Senhor, no vosso Reino.

Aleluia aleluia, aleluia

Homilia

A festa da Ascensão abre uma esperança sobre o destino comum tanto da família humana quanto da Criação. Antes de mais, é evidente que a história humana não termina no nada, tem um futuro "humano", o de Jesus ressuscitado que levou o homem para o Céu de Deus. Podemos dizer que com a entrada no Céu, Jesus inaugura aquela morada eterna que Deus preparou para os Seus filhos. Falando com uma linguagem semelhante à do Apocalipse dos "novos" céus, da "terra nova" e da Jerusalém do Céu, Jesus inaugura-a com a Sua entrada. Como tinha dito aos discípulos antes de morrer, entra para preparar a todos um lugar, para que onde Ele esteja, também nós estejamos. Já a Sua mãe, Maria, foi ter com Ele, ascendendo também Ela com o Seu corpo.
Esta festa retira-nos de uma história sem norte, sem uma meta, vítimas do acaso, dos astros ou de forças obscuras e incontroláveis.
No Evangelho, Jesus pede-nos para sermos testemunhas deste mistério de salvação de todos os povos. Há no coração de todo o discípulo de Jesus, uma ânsia de universalidade: somos irmãos universais, cidadãos do mundo, familiares de todos. O discípulo fala a nova língua, a do Céu, a língua do amor que toca e transforma os corações; expulsa os demónios, isto é, os pensamentos de solidão, os hábitos de vingança, de ódio, de divisão, de inimizade. Não nos é pedido para sermos homens e mulheres perfeitos para anunciar o Evangelho. O Senhor escolheu-nos como pecadores perdoados, habilitados a anunciar o Evangelho de amor. Este é o caminho para ascender ao Céu. Entristecem aqueles que perscrutam o Céu (penso nos horóscopos...) à procura de sinais de protecção para fugir ao medo e à insegurança da vida. O Senhor que ascendeu é o nosso céu e a nossa segurança. Ele atrai-nos para o futuro que Ele já alcançou em plenitude. Aos discípulos de todos os tempos confere o poder de dirigir a História e a Criação para este destino comum. Com efeito, os discípulos têm o poder de expulsar os demónios e de falar a nova língua do amor; podem neutralizar as serpentes tentadoras e vencer as insídias venenosas da vida; podem curar os doentes e confortar qualquer necessitado de consolação. É esta força que sustém e guia os discípulos até aos confins da Terra, em direcção do futuro da história. O Evangelho de Marcos conclui: "Saíram e pregaram por toda a parte e o Senhor ajudava-os".

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO