ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 18 de Maio


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

São João 17,1-11a

Assim falou Jesus. Depois, levantando os olhos ao céu, exclamou: «Pai, chegou a hora! Manifesta a glória do teu Filho, de modo que o Filho manifeste a tua glória, segundo o poder que lhe deste sobre toda a Humanidade, a fim de que dê a vida eterna a todos os que lhe entregaste. Esta é a vida eterna: que te conheçam a ti, único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem Tu enviaste. Eu manifestei a tua glória na Terra, levando a cabo a obra que me deste a realizar. E agora Tu, ó Pai, manifesta a minha glória junto de ti, aquela glória que Eu tinha junto de ti, antes de o mundo existir. Dei-te a conhecer aos homens que, do meio do mundo, me deste. Eles eram teus e Tu mos entregaste e têm guardado a tua palavra. Agora ficaram a saber que tudo quanto me deste vem de ti, pois as palavras que me transmitiste Eu lhas tenho transmitido. Eles receberam-nas e reconheceram verdadeiramente que Eu vim de ti, e creram que Tu me enviaste. É por eles que Eu rogo. Não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me confiaste, porque são teus. Tudo o que é meu é teu e o que é teu é meu; e neles se manifesta a minha glória. Doravante já não estou no mundo, mas eles estão no mundo, e Eu vou para ti. Pai santo, Tu que a mim te deste, guarda-os em ti, para serem um só, como Nós somos!

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

"Depois de dizer estas coisas, Jesus ergueu os olhos ao céu e disse...". Com esta prece Jesus intercede pela unidade dos crentes que se actua na medida em que participam naquela do Pai com o Filho. A oração inicia com aquele apelativo que é único para Ele: "Pai". Jesus sabe muito bem que chegou a Sua "hora", o momento culminante da Sua missão. E pede ao "Pai" para "O glorificar", ou seja, para completar a obra que Ele mesmo Lhe tinha dado para realizar: permitir que os discípulos participem na vida eterna, isto é: "que Te conheçam a Ti, o único Deus verdadeiro, e Aquele que enviaste, Jesus Cristo". Com efeito, foi esta a obra de Jesus com aqueles discípulos que estava para deixar. Quer apresentá-los ao Pai: "Eram teus e Tu Mos deste". A escolha dos discípulos não foi feita ao acaso: antes de os escolher, tinha rezado a noite inteira. Aquele grupo de discípulos é o fruto da oração. É uma dádiva do Pai. Jesus não deixa de repetir que veio para realizar a vontade do Pai e não a Sua. Este é o ensinamento que lhes deixou: converteu-os ao Pai: "Agora eles conhecem que tudo o que Me deste provém de Ti". Podem tornar-se nos herdeiros desta revelação que, por sua vez, deverão comunicar àqueles a quem forem enviados. É a entrega àqueles discípulos da Sua missão, da Sua obra. Ele conhece-os bem, um a um, conhece as suas qualidades mas também as suas fraquezas, os seus defeitos, a pequenez deles. Por isso, Jesus intercede ao Pai por eles: "Eu peço por eles". Podemos imaginar como o espírito de Jesus estava cheio de pensamentos e de preocupações pelo amanhã, pelo futuro. É uma prece - caracterizada, em particular, pela invocação à unidade - que Jesus fez naquela noite, mas que continua ainda a fazer hoje, para que o Pai guarde todos os Seus discípulos na unidade do amor e da missão. Nisto, é uma prece "sacerdotal": é pela unidade de todo o povo crente.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO