ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 18 de Junho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 6, 19-23

«Não acumuleis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem os corroem e os ladrões arrombam os muros, a fim de os roubar. Acumulai tesouros no Céu, onde a traça e a ferrugem não corroem e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois, onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração. A lâmpada do corpo são os olhos; se os teus olhos estiverem sãos, todo o teu corpo andará iluminado. Se, porém, os teus olhos estiverem doentes, todo o teu corpo andará em trevas. Portanto, se a luz que há em ti são trevas, quão grandes serão essas trevas!

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Jesus admoesta para não perdermos tempo a reunir "tesouros" terrenos, bens e riquezas. E o motivo tem a ver também com o bom senso: são tesouros passageiros expostos à corrosão por parte das traças e ao roubo por parte dos ladrões. Não é bom estabelecer o objectivo da vida na posse dos bens da Terra. Faz-nos recordar a parábola do homem rico que acumula a sua colheita abundante nos celeiros, certo de garantir uma vida tranquila. Mas a morte chegou e arrasou os seus projectos (cfr. Lc 12, 14-21). Jesus exorta-nos, sabiamente, a acumular "tesouros no Céu" porque ninguém no-los poderá tirar. Jesus, que conhece bem os pensamentos dos nossos corações, recorda-nos uma verdade profunda: "onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração". Daqui a centralidade do coração e de tudo o que, deveras, conta na vida. É fácil pensar que o "tesouro" a conquistar esteja ligado à riqueza, à glória, ao sucesso, à carreira ou, de qualquer modo, à própria realização de nós mesmos no mundo. Jesus deseja abrir o nosso coração ao Reino dos Céus. É este o tesouro que devemos escolher sem hesitar. Daqui a exortação a acumular tesouros no Céu. Isto é, viver já na Terra aquilo que permanecerá para sempre no Céu: a fraternidade, a paz, a solidariedade, o amor por todos e, em particular, pelos pobres. São estes os tesouros para o Céu. E, podemos ler neste horizonte, a passagem seguinte sobre o olho como lâmpada do corpo. Na linguagem da altura, significava a integridade da vida do homem. É como dizer, na nossa linguagem, que o coração é a luz do corpo. É do coração que nascem seja os bons, seja os maus sentimentos. Um coração que acolhe o Evangelho é iluminado no caminho do Reino do Céu. Um coração ofuscado ou cheio de trevas empreenderá o caminho da corrupção. É linda a imagem utilizada por Bento XVI para indicar o coração do discípulo: tem "um coração que vê". O discípulo, iluminado pela luz do Evangelho, sabe discernir o verdadeiro tesouro da vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO