ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pela Paz
Palavra de deus todos os dias

Oração pela Paz

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pela Paz
Segunda-feira, 19 de Julho

Na Basílica de Santa Maria in Trastevere, reza-se pela paz.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 12, 38-42

Intervieram, então, alguns doutores da Lei e fariseus, que lhe disseram: «Mestre, queremos ver um sinal feito por ti.» Ele respondeu-lhes: «Geração má e adúltera! Reclama um sinal, mas não lhe será dado outro sinal, a não ser o do profeta Jonas. Assim como Jonas esteve no ventre do monstro marinho, três dias e três noites, assim o Filho do Homem estará no seio da terra, três dias e três noites. No dia do juízo, os habitantes de Nínive hão-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque fizeram penitência quando ouviram a pregação de Jonas. Ora, aqui está quem é maior do que Jonas! No dia do juízo, a rainha do Sul há-de levantar-se contra esta geração para a condenar, porque veio dos confins da terra para ouvir a sabedoria de Salomão. Ora, aqui está alguém que é maior do que Salomão!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Quantas vezes, também nós, tal como aqueles doutores da Lei e fariseus, pedimos um sinal que nos tranquilize e nos sossegue! Parece um pedido razoável, quase legítimo. Na verdade, se repararmos bem, esse pedido está cheio de ambiguidade e revela não pouca desconfiança. E a razão é que não queremos correr nenhum risco. Jesus responde que não pode dar outro sinal senão o de Jonas, que Jesus interpreta ligando-o ao mistério da Sua morte e ressurreição. Assim como Jonas ficou retido durante três dias no ventre da baleia e depois saiu e foi mandado para pregar em Nínive, também o Filho do Homem estará três dias na terra e depois será ressuscitado pelo Pai para ser o Salvador de todos. Este trecho evangélico explica a razão pela qual se encontram representadas muitas vezes nas lápides das catacumbas cristãs, a imagem de Jonas que sai do ventre do peixe. Jesus - realça Mateus - é o sinal dado por Deus aos homens, sinal infinitamente maior do que foi Jonas para Nínive. E, mesmo assim, custa-nos acreditar em Jesus, a converter-nos a Ele, a confiarmos na Sua Palavra. A rainha de Sabá fez uma longa viagem para ir ouvir a sabedoria de Salomão. E a nós, custa-nos abrir o Evangelho e lê-l'O. O Evangelho é o sinal de Deus, hoje. Deus confia este pequeno livro aos crentes para que O escutem, O pratiquem e O anunciem em qualquer parte do mundo. O Evangelho, que ocupa uma parte importante na Sagrada Liturgia do domingo, deve ter um lugar importante também na vida de todos os dias. Todas as idades devem nutrir-se d'Ele. É, provavelmente, a tarefa mais urgente da Igreja neste período.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO