ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 21 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 13, 1-9

Naquele dia, Jesus saiu de casa e sentou-se à beira-mar. Reuniu-se a Ele uma tão grande multidão, que teve de subir para um barco, onde se sentou, enquanto toda a multidão se conservava na praia. Jesus falou-lhes de muitas coisas em parábolas: «O semeador saiu para semear. Enquanto semeava, algumas sementes caíram à beira do caminho: e vieram as aves e comeram-nas. Outras caíram em sítios pedregosos, onde não havia muita terra: e logo brotaram, porque a terra era pouco profunda; mas, logo que o sol se ergueu, foram queimadas e, como não tinham raízes, secaram. Outras caíram entre espinhos: e os espinhos cresceram e sufocaram-nas. Outras caíram em terra boa e deram fruto: umas, cem; outras, sessenta; e outras, trinta. Aquele que tiver ouvidos, oiça!»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

O Evangelho apresenta-nos Jesus ao longo do mar da Galileia, obrigado a subir para uma barca por causa da numerosíssima multidão que tinha acorrido para O ouvir. E narra uma parábola que o próprio Jesus considera tão importante, ao ponto de a explicar Ele mesmo, sucessivamente aos discípulos. O sentido de fundo é claro: o crente vive da escuta do Evangelho e não da própria presunção. Eis que - diz Jesus - o semeador sai de manhã cedo para ir semear. Aquele semeador não é um calculista; e, além disso, parece confiar também naqueles terrenos que são mais uma estrada ou um amasso de pedras do que terra arada e pronta para a sementeira. E, no entanto, o semeador lança também para lá a semente, esperando que crie raízes. E a terra é a humanidade, todos os homens e as mulheres, nós incluídos. E não é difícil reconhecer na diversidade dos terrenos, a complexidade das sociedades e das pessoas. No entanto, Jesus não deseja dividir os homens e as mulheres consoante as categorias de terreno. As comunidades no seu todo e cada um de nós, representam todas as diversidades de terreno referidas no Evangelho. Decerto, um dia somos mais pedregosos e no outro menos; outras vezes acolhemos o Evangelho mas depois deixamo-nos surpreender pela tentação; e, outras ainda escutamo-l'O e damos bom fruto. A Palavra de Deus é a semente de que Jesus fala na parábola. E a semente é sempre uma dádiva que, no entanto, deve penetrar na terra que somos nós. As nossas mãos, provavelmente habituadas a tocarem coisas que consideramos valiosas, dão pouca importância a esta pequena semente. Quantas vezes considerámos bem mais importantes as nossas tradições e as nossas convicções do que a fraca e frágil Palavra evangélica! No entanto, tal como na pequena semente se encontra toda a força que levará à futura planta, assim também na Palavra evangélica reside a energia que cria o nosso futuro e o do mundo. O importante é não contrastá-l'A.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO