ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (+1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 23 de Julho

Memória dos santos António e Teodósio fundadores da Lavra das grutas de Kiev (+1073) e pais do monaquismo russo e ucraniano. Recordação dos cristãos na Ucrânia e na Rússia.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 13, 18-23

«Escutai, pois, a parábola do semeador. Quando um homem ouve a palavra do Reino e não compreende, chega o maligno e apodera-se do que foi semeado no seu coração. Este é o que recebeu a semente à beira do caminho. Aquele que recebeu a semente em sítios pedregosos é o que ouve a palavra e a acolhe, de momento, com alegria; mas não tem raiz em si mesmo, é inconstante: se vier a tribulação ou a perseguição, por causa da palavra, sucumbe logo. Aquele que recebeu a semente entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo e a sedução da riqueza sufocam a palavra que, por isso, não produz fruto. E aquele que recebeu a semente em boa terra é o que ouve a palavra e a compreende: esse dá fruto e produz ora cem, ora sessenta, ora trinta.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

O trecho evangélico refere a explicação da parábola do semeador que Jesus deu aos Seus discípulos. O semeador lança generosamente a semente que, como explica Jesus, é a "Palavra do Reino", ou seja, o Evangelho, isto é, a "Palavra" que abre o Reino nos corações dos homens e na história. Sabemos que o anúncio do Reino é o cerne da pregação de Jesus. Jesus inicia a explicação esclarecendo os quatro tipos de terreno onde a semente é lançada pelo semeador. As sementes que caem na estrada - são os nossos corações quando se tornam impenetráveis, fechados em si mesmos - são roubadas pelo Maligno. A Palavra é semeada mas estamos tão concentrados em nós mesmos que não compreendemos nem acolhemos a dádiva que nos é feita. Certo, a esperança é que quando o semeador volta a semear, encontre o terreno mais disponível. E a semente possa germinar. Há depois, uma parte das sementes que cai em terreno pedregoso: neste caso, estamos diante daqueles que escutam de bom grado, mas as dificuldades, as tribulações, as preocupações impedem que a semente cresça. Há, ainda, a semente que cai entre os espinhos: isto é, no coração de quem escuta a Palavra mas as preocupações mundanas e, sobretudo, a riqueza, estorvam a tal ponto que impedem que a semente cresça. Por fim, encontramos o terreno bom, isto é, o coração daquele que escuta e deixa que a semente cresça e amadureça. Não interessa a quantidade da colheita, o que conta é que haja. Podemos dizer que dar frutos significa poder ajudar o semeador a semear a semente à nossa volta. É o significado da exortação aos discípulos de pedirem ao Pai para que mande trabalhadores para a Sua colheita. Estes trabalhadores são chamados a serem aquele semeador: devem sair todos os dias e semear a semente do Evangelho, com a mesma generosidade do semeador.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO