ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da vigília
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração da vigília
Sábado, 24 de Julho


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Todo o que vive e crê em mim
não morrerá jamais.

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 13, 24-30

Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é comparável a um homem que semeou boa semente no seu campo. Ora, enquanto os seus homens dormiam, veio o inimigo, semeou joio no meio do trigo e afastou-se. Quando a haste cresceu e deu fruto, apareceu também o joio. Os servos do dono da casa foram ter com ele e disseram-lhe: ‘Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?' ‘Foi algum inimigo meu que fez isto' - respondeu ele. Disseram-lhe os servos: ‘Queres que vamos arrancá-lo?' Ele respondeu: ‘Não, para que não suceda que, ao apanhardes o joio, arranqueis o trigo ao mesmo tempo. Deixai um e outro crescer juntos, até à ceifa; e, na altura da ceifa, direi aos ceifeiros: Apanhai primeiro o joio e atai-o em feixes para ser queimado; e recolhei o trigo no meu celeiro.'»

 

Aleluia aleluia, aleluia

Se tu creres verás a glória de Deus
diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

Com esta parábola, Jesus descreve a história da salvação até ao fim, até ao Dia do Juízo Final. Podem-se fazer muitas considerações. Uma é particularmente importante. Podemos dizer que desta parábola inicia a história da tolerância cristã. Estas palavras cancelam a erva daninha - esta sim, deveras malvada - do maniqueísmo, da nítida distinção entre bons e maus, entre justos e injustos. Nas palavras evangélicas encontra-se não só uma exortação a uma tolerância ilimitada, mas também ao respeito pelo inimigo, nem que seja um inimigo da causa mais justa e santa, seja ela de Deus ou da justiça ou da nação e da liberdade. Certo, permanece o mistério deste inimigo que, enquanto todos dormiam, semeou entre o trigo a erva daninha que sufoca a boa. É o mistério do mal ao qual não sabemos responder. Decerto, não o podemos fazer respondendo ao mal feito com outro mal. Ao máximo, deveremos responder com a força da esperança e da tolerância para contrastar o reaparecimento do mal. Temos, pelo contrário, diante de nós, o desafio de vigilar com maior atenção, de não adormecermos enquanto o príncipe da divisão, o diabo, continua a semear discórdia no mundo. A escolha do senhor, tão longe da nossa lógica e do nosso comportamento, alicerça-se uma cultura de paz. Enquanto proliferam trágicos conflitos, esta palavra é uma exortação para o encontro e o diálogo. Não é sinal de fraqueza ou de cedência. O Senhor concede a todos os homens a possibilidade de descer na profundidade do próprio coração para reencontrar a marca de Deus e da Sua justiça e mudar de vida.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO