ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Festa dos santos Joaquim e Ana, progenitores do Senhor. Recordação de todos os idosos que, com amor, transmitem a própria fé aos mais jovens. Memória de Maria, doente mental, morta em Roma em 1992. Com ela, recordamos todos os doentes mentais. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Segunda-feira, 26 de Julho

Festa dos santos Joaquim e Ana, progenitores do Senhor. Recordação de todos os idosos que, com amor, transmitem a própria fé aos mais jovens. Memória de Maria, doente mental, morta em Roma em 1992. Com ela, recordamos todos os doentes mentais.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Mateus 13, 31-35

Jesus propôs-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante a um grão de mostarda que um homem tomou e semeou no seu campo. É a mais pequena de todas as sementes; mas, depois de crescer, torna-se a maior planta do horto e transforma-se numa árvore, a ponto de virem as aves do céu abrigar-se nos seus ramos.» Jesus disse-lhes outra parábola: «O Reino do Céu é semelhante ao fermento que uma mulher toma e mistura em três medidas de farinha, até que tudo fique fermentado.» Tudo isto disse Jesus, em parábolas, à multidão, e nada lhes dizia sem ser em parábolas. Deste modo cumpria-se o que fora anunciado pelo profeta:
Abrirei a minha boca em parábolas
e proclamarei coisas ocultas desde a criação do mundo.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Muitas vezes desprezamos os inícios humildes próprios do Evangelho e, sem muita paciência, gostaríamos ter resultados evidentes, o fim das adversidades e também da nossa própria fragilidade. Esta parábola ensina-nos que é precisamente da mais pequena e insignificante das sementes - mas deve ser, deveras, evangélica - que nasce a realidade maior! Esta lição é retomada na parábola seguinte. Uma mulher deseja cozer o pão e à massa da farinha acrescenta uma pequena quantidade de fermento; amassa tudo e depois, cobre-a com um pano e deixa-a fermentar durante toda a noite. De manhã, toda a massa está fermentada graças àquele punhado de fermento. Também aqui o evangelista faz notar a desproporção entre a humildade do início e a grandeza do fim. É o que sucede com o Evangelho. Sempre. Estas palavras dizem-nos que não conta o pequeno número e a fragilidade; diante de Deus conta deveras ser fermento. Se o fermento é tal, depois de ter sido colocado na massa, fermenta-a e fá-la crescer até que esteja pronta para ser cozida. O mesmo se passa também com a semente que só se cair na terra e morrer poderá dar fruto. É o segredo do amor: só quando é oferecido é que mostra a sua força. Quem quer conservar a própria vida perdê-la-á. Pelo contrário, quem a perder pelo próximo, reencontrá-la-á, enriquecida. Assim sucede também com a comunidade dos crentes: ela é pequena e frágil, mas se se deixar guiar pelo Espírito do Senhor, torna-se numa planta que acolhe muitos e um fermento que fermenta a vida dos homens.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO