ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração da Santa Cruz
Palavra de deus todos os dias

Oração da Santa Cruz

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração da Santa Cruz
Sexta-feira, 22 de Outubro

Memória de São João Paulo II, morto em 2005. Recordação de Maria Salomé, mãe de Tiago e de João, que seguiu o Senhor até à Cruz e O depôs no sepulcro.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres,
a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos,
a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

São Lucas 12, 54-59

Dizia também às multidões: «Quando vedes uma nuvem levantar-se do poente, dizeis logo: ‘Vem lá a chuva'; e assim sucede. E quando sopra o vento sul, dizeis: ‘Vai haver muito calor'; e assim acontece. Hipócritas, sabeis interpretar o aspecto da terra e do céu; como é que não sabeis reconhecer o tempo presente?» «Porque não julgais por vós mesmos, o que é justo? Por isso, quando fores com o teu adversário ao magistrado, procura resolver o assunto no caminho, não vá ele entregar-te ao juiz, o juiz entregar-te ao oficial de justiça e o oficial de justiça meter-te na prisão. Digo-te que não sairás de lá, antes de pagares até ao último centavo.»

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Porque é que, muitas vezes, não conseguimos ver os "sinais do Senhor" mesmo quando estão diante dos nossos olhos? A resposta é simples: porque estamos tão concentrados sobre nós mesmos e sobre as nossas coisas que não conseguimos ver mais nada. E, no entanto, diz Jesus, somos muito mais hábeis quando se trata de prever o frio e o calor. Nestes casos, olhamos para as nuvens ou saímos de casa para sentir o vento. Jesus adverte-nos que deveremos erguer os nossos olhos para compreender o tempo da salvação. O primeiro grande sinal é o Evangelho: podemos dizer, é o sinal dos sinais. "Não sabeis interpretar o tempo presente", repreende Jesus. Há uma urgência em compreender o mundo em que vivemos marcado pelo drama da pandemia e por todas as consequências a ela ligadas, que nos fala de um mundo conectado no bem e no mal. Um juízo objectivo, uma verdadeira inteligência da história, aberta à esperança, vem da frequentação das Escrituras, da escuta da Palavra de Deus que ilumina a mente e abre o coração para compreender os sinais de Deus na história dos homens. Por isso, um dos teólogos mais conhecidos de Novecentos, Karl Barth, amava dizer que o cristão tem numa mão a Bíblia e na outra o jornal. A Sagrada Escritura é luz para os nossos passos. Precisamente como o exemplo dado por Jesus: procurar o acordo com o adversário antes de chegarmos ao tribunal para o julgamento, antes de ser tarde demais. A Palavra de Deus ajuda-nos a entrever os sinais da presença de Deus, a divisar a necessidade que este nosso tempo tem do Evangelho do amor.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO