ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com Maria, Mãe do Senhor
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com Maria, Mãe do Senhor
Terça-feira, 9 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

O Espírito Santo virá sobre ti
Aquele que nascer de ti será santo.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 2,8-3,4

«Tu, porém, filho de homem, escuta o que te digo. Não sejas rebelde como aquela gente rebelde. Abre a boca e come o que te vou dar.» Olhei e vi uma espécie de mão que se dirigia para mim, segurando um manuscrito enrolado. Abriu-o diante de mim: estava escrito nas duas faces; e lia-se: «Lamentações, gemidos e choros.»

Disse-me: «Filho de homem, come aquilo que te é apresentado, come este manuscrito e vai falar à casa de Israel.» Abri então a boca e Ele deu-me o manuscrito a comer. E disse-me: «Filho de homem, alimenta-te e sacia-te com este manuscrito que agora te dou.» Comi-o e ele foi, na minha boca, doce como o mel. Então, disse-me: «Filho de homem, dirige-te à casa de Israel, e leva-lhes as minhas palavras.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Eis, Senhor, os vossos servos:
Faça-se em nós segundo a vossa palavra

Aleluia aleluia, aleluia

O profeta recebe de Deus a missão através de uma espécie de liturgia sacramental. Antes de mais, pede a Ezequiel para escutar e obedecer: «Criatura humana, obedece ao que te vou dizer; não sejas rebelde». Ele ainda não sabe qual será a missão que o Senhor lhe confiará, mas a condição prévia é escutar a Palavra de Deus. Diante do Senhor somos chamados, antes de mais, a escutar, porque só quem escuta é que pode viver a Palavra. É este o sentido da fé que "nasce da escuta", como dirá o apóstolo Paulo (Rm 10, 17). Então, todos poderão tornar-se crentes, começando por entregar-se a esta Palavra que está, sobretudo, contida na Bíblia. Como que para lhe indicar o sentido e a verdade de quanto lhe foi acabo de dizer, o Senhor exorta-o a comer um "rolo", precisamente, símbolo da Palavra que o profeta deve não só escutar como também ler. De facto, na altura escrevia-se em "rolos" de pergaminho. Nele está contido o que o Senhor deseja que seja comunicado e que deve entrar na profundeza do coração e da própria carne do profeta, porque a Palavra de Deus é o seu e o nosso alimento, o que nutre a nossa vida e que pode alimentar também a vida dos outros. Por isso é que o profeta é aquele que é, antes de mais, chamado a anunciar esta Palavra para que possa satisfazer a fome de todos aqueles que terão a graça e a alegria de A escutar e alimentar-se daquele rolo. Ele deve alimentar-se de tal maneira das Sagradas Escrituras, ao ponto de se tornar, ele mesmo, palavra viva, isto é, anunciá-la com as suas palavras, a sua existência, os seus gestos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO