ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração pelos pobres
Palavra de deus todos os dias

Oração pelos pobres

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país. Leia mais

Libretto DEL GIORNO
Oração pelos pobres
Terça-feira, 16 de Agosto

Memória de Santo Estêvão (+1038), rei da Hungria. Converteu-se ao Evangelho e promoveu a evangelização do país.


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Eis o Evangelho dos pobres, a libertação dos prisioneiros,
a vista dos cegos, a libertação dos oprimidos

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 28,1-10

Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Filho de homem, diz ao príncipe de Tiro: Eis o que diz o Senhor Deus: Tu te encheste de orgulho, dizendo: ‘Eu sou um deus, estou sentado no trono de Deus, no coração do mar', não sendo tu um deus mas apenas um homem; e, contudo, julgas-te igual a Deus. Consideras-te mais sábio do que Daniel: nenhum mistério te é obscuro. Foi pela tua sabedoria e inteligência que adquiriste riqueza e amontoaste ouro e prata em teus tesouros. Pela tua perícia para o comércio, acrescentaste as riquezas, e o teu coração ensoberbeceu-se. Por causa disto, assim fala o Senhor Deus: Já que te julgas deus, por isso, eis que farei vir contra ti estrangeiros, os mais bárbaros dos povos. Eles desembainharão a espada contra a tua sabedoria e macularão o teu esplendor. Far-te-ão descer à cova; morrerás de morte violenta no coração dos mares. Dirás ainda, à vista dos teus carrascos: ‘Eu sou um deus', quando é evidente que não és senão um homem e não um deus, na mão do teu assassino. Morrerás da morte dos incircuncisos, aos golpes dos estrangeiros. Sou Eu quem o afirma» - oráculo do Senhor Deus.

 

Aleluia aleluia, aleluia

O Filho do Homem veio para servir
quem quiser ser grande, faça-se servo de todos

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel admoesta: «O orgulho apoderou-se do teu coração e disseste: Eu sou um deus..., mas és apenas um homem e não deus». Em que consiste este pecado? O coração da cidade de Tiro, ou melhor, o coração dos seus habitantes está cheio de soberba pela avidez de poder deles, pela confiança que têm na riqueza acumulada com o comércio. É precisamente esta lógica a razão de tantas injustiças e desigualdades que levam inexoravelmente a conflitos e guerras. Deus não aceita que o mundo seja dominado pela arrogância dos ricos e dos poderosos. O Magnificat canta que Deus "dispersa os soberbos de coração, derruba do trono os poderosos e eleva os humildes, aos famintos enche-os de bens e despede os ricos de mãos vazias". A palavra profética ecoa como uma grave advertência: homens e povos que se focalizam apenas no próprio interesse julgando-se donos da vida do próximo e dos bens da Terra «descerão à cova», serão «rebaixados». Nisto se revela quem somos de verdade e o que cada um deveria reconhecer para si: somos homens pobres e frágeis e não deuses omnipotentes. Por bem duas vezes, Ezequiel repete esta frase para nos admoestar. Sabe que no coração de cada um de nós, está radicada a tentação de nos colocarmos no lugar de Deus, num delírio de omnipotência. Na verdade, somos frágeis, fracos, mortais. Provavelmente, no tempo da pandemia, descobrimos sermos, todos, frágeis, sujeitos ao sofrimento e à morte. Não seremos salvos nem pela riqueza nem pela arrogância e pelo poder. Voltemos a considerar com humildade a nossa vida para não cedermos à tentação do poder e da riqueza, que muito mal faz ao mundo e cria tantas injustiças e grande miséria.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO