ORAÇÃO TODOS OS DIAS

Oração com os santos
Palavra de deus todos os dias
Libretto DEL GIORNO
Oração com os santos
Quarta-feira, 17 de Agosto


Leitura da Palavra de Deus

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sois uma geração escolhida
um sacerdócio real, uma nação santa,
povo resgatado por Deus
para proclamar as suas maravilhas.

Aleluia aleluia, aleluia

Ezequiel 34,1-11

Foi-me dirigida a palavra do Senhor nestes termos: «Filho de homem, profetiza contra os pastores de Israel, profetiza e diz a esses pastores:
Assim fala o Senhor Deus: ‘Ai dos pastores de Israel, que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar o rebanho?

Vós, porém, bebestes o leite, vestistes-vos com a sua lã, matastes as rezes mais gordas e não apascentastes as ovelhas.

Não tratastes das que eram fracas, não cuidastes da que estava doente, não curastes a que estava ferida; não reconduzistes a transviada; não procurastes a que se tinha perdido; mas a todas tratastes com violência e dureza. Por isso, à falta de pastor, elas dispersaram-se e, na sua debandada, tornaram-se a presa de todos os animais dos campos. As minhas ovelhas vagueiam por toda a parte, pelas montanhas e pelas colinas elevadas; o meu rebanho anda disperso por sobre toda a superfície do país; ninguém se preocupa nem as vai procurar.' Por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor: ‘Pela minha vida - oráculo do Senhor Deus: porque as minhas ovelhas ficaram entregues à pilhagem e se tornaram a presa de todos os animais dos campos, por falta de pastor; porque os meus pastores não se preocupam com o meu rebanho, porque eles se apascentam a si mesmos e não apascentam o meu rebanho' por isso, pastores, ouvi a palavra do Senhor. Assim fala o Senhor Deus: ‘Aqui estou Eu contra os pastores! Vou tirar as minhas ovelhas das suas mãos, e não permitirei que apascentem mais as minhas ovelhas; e eles não se apascentarão mais a si mesmos. Da sua boca arrancarei as minhas ovelhas, e elas nunca mais serão uma presa para eles.'» Porque assim fala o Senhor Deus: «Eis que Eu mesmo cuidarei das minhas ovelhas e me interessarei por elas.

 

Aleluia aleluia, aleluia

Vós sereis santos,
porque Eu sou santo, diz o Senhor.

Aleluia aleluia, aleluia

A imagem do pastor era muito comum na Palestina da época. Muitas vezes, na Bíblia, usa-se esta imagem para descrever a responsabilidade daqueles que têm a função de guia, de governo, não só no âmbito religioso, mas também no âmbito da sociedade. O profeta tem palavras duras contra os responsáveis que não se ocupam do bem comum do povo, preferindo cuidar dos próprios interesses pessoais: «Ai dos pastores de Israel, que são pastores de si mesmos! Não é do rebanho que os pastores deveriam cuidar?». Esta pergunta também nos é dirigida. Com efeito, todos, de uma maneira ou de outra, somos pastores, isto é, responsáveis pelo próximo, a começar, como realça o profeta, pelas ovelhas desaparecidas e extraviadas ou das feridas. Quantas são as mulheres e os homens frágeis, feridos, doentes ou dispersos! Muitas vezes, estamos tão ocupados connosco mesmo que nos sentimos vítimas de um mundo injusto, esquecendo-nos que muitos outros sofrem bem mais do que nós. Mas, se não formos nós, discípulos de Jesus, a cuidar das irmãs e dos irmãos frágeis, pobres, abandonados, quem cuidará deles? O próprio Jesus, no capítulo décimo do Evangelho de São João, apresenta-Se como o Bom Pastor que conhece as ovelhas, as chama por nome, as carrega às costas, cuida delas e cura-as. Para Jesus, não existe compromisso entre pastor e mercenário. Ou se é pastor e vive-se no interesse pelo próximo, a começar pelos pobres e pelos frágeis, ou se é apenas mercenário que vive pelo próprio interesse. Não podemos evitar a pergunta: somos bons pastores? O pastor vive pelo seu rebanho, cuida, sobretudo, das ovelhas feridas e dispersas, de modo a criar unidade e harmonia. E o Senhor pedirá contas, como acontecerá no julgamento final conforme aquele lindíssimo trecho de Mateus 25. Todos, crentes e não crentes, seremos julgados sobre o amor pelos pobres, pelos feridos da vida, pelos excluídos, pelos últimos.

PALAVRA DE DEUS TODOS OS DIAS: O CALENDÁRIO